Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza (MGLU3), será conselheira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo informações divulgadas nesta sexta (3), a empresária integrará o time do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo.
De acordo com a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, o convite para a entrada de Luiza Helena Trajano no conselho foi feito pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, e pelo secretário do Conselho, Paulo Pereira.
Os representantes do governo petista se reuniram com a dona do Magazine Luiza nesta sexta na sede do Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela executiva. No encontro, de acordo com a publicação, a empresária se colocou à disposição para ajudar na iniciativa.
O Conselho foi lançado no primeiro governo Lula e reunia representantes de diferentes setores para debater e sugerir medidas voltadas ao desenvolvimento do País. Com a volta do governante ao poder, a iniciativa foi recriada.
Segundo Padilha, a nova versão do Conselho contará com 40% de participação feminina – antes, eram 10%. “Estamos muito felizes por estar aqui. De fato, estamos recriando o Conselhão, e vocês são as primeiras que a gente vem fazer o convite presencial”, argumentou o ministro durante o encontro.
Magazine Luiza vê ações caírem quase 20% em fevereiro; entenda
Fevereiro aqueceu os foliões por causa do Carnaval, mas teve um efeito contrário nas ações do Magazine Luiza. No último mês, os papéis da varejistas desabaram 19%. O movimento ocorreu às vésperas da divulgação do balanço do quarto trimestre de 2022, agendado para a próxima quinta (9).
“No caso de Via e Magazine Luiza, pesaram as discussões acerca da atuação mais austera do banco central americano [Federal Reserve, o Fed] para conter a inflação, o que impacta taxa de juros de longo prazo e companhias cuja tese é de crescimento”, explicou Georgia Jorge, analista do BB-BI, em relatório.
No último mês, as ações da Via (VIIA3) também caíram e recuaram 19,6% no Ibovespa. Nesse mesmo período, a bolsa brasileira caiu 7,5%.
Por volta das 15h25, as ações MGLU3 recuavam 3,18% no Ibovespa.