Lucro da Ultrapar diminui quase 50% no trimestre e fica em R$ 120,7 milhões
A Ultrapar (UGPA3) divulgou seu lucro líquido trimestral na última quarta-feira (14). O valor obtido pela empresa no segundo trimestre, neste indicador, foi de R$ 120,7 milhões. Em comparação ao mesmo período de 2018, a quantia caiu quase pela metade.
Especialistas estimavam um resultado mais positivo para a Ultrapar, algo em torno de R$ 250,5 milhões. O resultado operacional medido pelo Ebitda ajustado (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) foi de R$ 677,2 milhões entre abril e junho. Isso significa uma baixa de 5,7% na comparação anual.
Analistas também esperavam um resultado maior no desempenho operacional da empresa. O valor estimado era de R$ 831,1 milhões. A receita líquida do grupo, que atua na área de distribuição de combustíveis, diminuiu 4% em comparação ao mesmo período do ano passado, alcançando o valor de R$ 21,7 bilhões
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Ipiranga e Ultrapar
O desempenho da rede Ipiranga, que não foi bem no período, influenciou muito a queda na receita líquida do grupo Ultrapar. De acordo com a empresa, os volumes de venda da rede de postos de gasolina tiveram queda de 4% no segundo trimestre de 2019. Isso se deve ao “ambiente competitivo mais acirrado”, de acordo com a Ipiranga.
O volume de vendas de diesel diminuiu 9% em relação ao segundo trimestre de 2018. A Ipiranga terminou o trimestre, encerrado em junho, com 7.186 postos. No último ano, foram adicionados 44 postos a rede, entretanto, em relação ao primeiro trimestre deste ano, houve uma diminuição de 32 unidades.
Projeção anterior
Em maio deste ano, a Ultrapar, dona da Ipiranga, manteve a expectativa de recuperação, apesar da queda da projeção do Produto Interno Bruto (PIB) e da elevação dos preços do petróleo.
O diretor financeiro e de relações com investidores, da Ultrapar, André Pires, esperava um crescimento que não foi alcançado pela empresa.”Devemos ter volume de vendas maior no segundo trimestre, mas as margens seguem pressionadas nas commodities. Deve haver melhora sequencial nos resultados, mas abaixo do segundo trimestre de 2018”.