Ícone do site Suno Notícias

Lucro do McDonald’s cresce 24 vezes na América Latina no 1T19

O McDonald's está desenvolvendo sua própria linha de produtos vegetais, chamada de McPlant.

O McDonald's está desenvolvendo sua própria linha de produtos vegetais, chamada de McPlant.

A Arcos Dourados, dona do McDonald’s na América Latina, teve um lucro 24 vezes maior no primeiro trimestre de 2019. Desse modo, o resultado registrado no período foi de US$ 12,2 milhões.

Por sua vez, a receita do McDonald’s apresentou uma queda de 14%. Assim sendo, os valores atingiram os US$ 731 milhões. A desvalorização das moedas brasileira e argentina (real e peso argentino, respectivamente) está entre os fatores que influenciaram no recuo da receita.

Já no Brasil, a queda da receita foi de 6,6% na comparação com os três primeiros meses do ano passado. Porém, se retirada a conversão cambial, a receita do McDonald’s no País cresceu 8,6%.

Já as vendas no conceito “mesmas lojas” aumentaram 6,8%. O conceito considera unidades que foram abertas há mais de um ano.

Saiba Mais: McDonald’s dobra lucro do quarto trimestre para US$ 1,42 bilhão

Resultado 4T18

No quarto trimestre de 2018, o McDonald’s teve um lucro líquido de US$ 1,415 bilhão. O resultado é o dobro do registrado pela rede de fast-food no mesmo período de 2017, com US$ 698,7 milhões.

Em 2018, o lucro da rede foi de US$ 5,924 bilhões, crescimento de 14%. Segundo o McDonald’s, a redução da taxa de impostos e o aumento na margem de venda das franquias foram um dos fatores para o desempenho do trimestre.

No entanto, a receita da empresa foi 3% menor de outubro a dezembro de 2018 (5,163 bilhões), devido a reestruturações de contratos de restaurantes franqueados. No acumulado, chegou a US$ 21,025 bilhões, um recuo de 8%.

Saiba Mais: McDonald’s perde o uso da marca ‘Big Mac’ na Europa após disputa

Porém, as vendas globais subiram 4,4% comparado a 2017. “O desempenho de 2018 foi influenciado pelo plano de crescimento de velocidade. Alcançamos agora 14 trimestres consecutivos de vendas globais comparáveis positivas e nossos clientes nos recompensaram com mais visitas em 2018”, disse o presidente do McDonald’s, Steve Easterbrook.

Além disso, a companhia anunciou que pagará cerca de US$ 9 bilhões aos acionistas neste ano. As vendas do McDonald’s nos Estados Unidos cresceram 2,3% no quarto trimestre. Já as operações mundiais tiveram alta de 5,2%, puxado por mercados como Reino Unido, Alemanha e Austrália.

Sair da versão mobile