O Magazine Luiza (MGLU3) apurou lucro líquido ajustado de R$ 22,6 milhões, um recuo de 89,53% em relação ao mesmo período de 2020.
O balanço lembra que, levando-se em conta efeitos contábeis, não recorrentes, o lucro líquido teve baixa de 30%, para R$ 143,5 milhões, comparado ao terceiro trimestre de 2020, quando anotou resultado positivo de R$ 206 milhões.
As vendas totais do Magazine Luiza cresceram 12,0%, para R$ 13,8 bilhões, reflexo do aumento de 22,2% no e-commerce total, resultado que compensou a redução de 8% nas vendas das lojas físicas. A performance das lojas físicas foi impactada pela piora dos indicadores macroeconômicos ao longo do trimestre, como o aumento da inflação e da taxa de juros.
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$351,0 milhões, uma queda de 37,4%. O aumento das despesas em relação à receita líquida pressionou a margem Ebitda ajustada, que passou de 6,8% para 4,1% no terceiro trimestre de 2021.
De acordo com o balanço do Magazine Luiza, o percentual das despesas operacionais ajustadas em relação à receita líquida foi de 20,6%, um incremento de 1,1 ponto percentual comparado ao ano passado, devido à menor diluição das despesas nas lojas físicas e ao aumento das despesas de marketing no e-commerce.
A margem bruta da varejista foi de 24,7%, uma redução de 1,5 ponto percentual reflexo da maior participação do e-commerce nas vendas totais (72,3%) e parcialmente do aumento da inflação no custo das mercadorias vendidas.
A geração de caixa operacional totalizou R$ 221,8 milhões, influenciada pelos resultados positivos e pela variação do capital de giro. Em setembro, a posição de caixa líquido ajustado foi de R$ 6,8 bilhões e a posição total de caixa ajustado foi de R$ 9,1 bilhões, incluindo os recursos da oferta subsequente de ações (follow-on) concluída em julho, no montante de R$3,9 bilhões.
Magazine Luiza vendeu R$ 3,5 bi no marketplace
Até setembro, o Magalu registrava 120 mil sellers no marketplace, os quais venderam R$ 3,5 bilhões no terceiro trimestre, um crescimento de 67% na comparação com igual período de 2020. O 3p passou a passou a representar 35% das vendas online da companhia. No SuperApp, a varejista contabilizou 37,9 milhões de usuários ativos por mês.
De acordo com o resultado do Magazine Luiza no terceiro trimestre de 2021, a quantidade de itens vendidos no 3p é maior do que a 1p desde setembro. “E, em outubro, o crescimento das vendas do marketplace do Magalu foi de três dígitos. Esse crescimento tem sido influenciado tanto pela evolução dos sellers mais antigos, quanto pela performance cada vez melhor dos novatos,” ressaltou a companhia.
A companhia encerrou o terceiro trimestre com 1.413 lojas, sendo 1.010 convencionais, 219 virtuais e 184 quiosques — parceria com as Lojas Marisa () e a com a rede de supermercados Semar. 74 novas unidades foram inauguradas, incluindo as primeiras 34 lojas no Estado do Rio de Janeiro.
Cotação de MGLU3 hoje
Antes da divulgação do resultado do Magazine Luiza, a ação da varejista fechou em alta de 4,84%, a R$ 13,65.