A varejista Lojas Renner (LREN3) anunciou nesta quinta-feira (14) que obteve um lucro líquido de R$ 526,9 milhões no quarto trimestre de 2023 — alta de 9,4% ante os R$ 481,8 milhões registrados no mesmo período do ano anterior. O valor supera o consenso de mercado, que era de R$ 511 milhões. No acumulado do ano, o lucro líquido foi de 976,3 milhões, queda de 24,4% ante os R$ 1,2 bilhão registrados em 2022.
O avanço da receita foi fator importante para o resultado do 4T23 da Renner. A alta foi de 7,1%, com uma cifra de R$ 3,8 bilhões entre outubro e dezembro — meses marcados pela Black Friday e Natal. As vendas digitais da Renner tiveram papel importante nos números, já que o volume total de vendas cresceu 17% (R$ 645,5 milhões).
Em 2023, o Ebitda da Renner no quarto trimestre (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) total caiu 15% com relação a 2022, atingindo a marca de R$ 2,1 bilhões. A geração de fluxo de caixa livre, no entanto, registrou a marca recorde de R$ 1,1 bilhão.
Renner: resultado do 4T23 apoiado por aceleração nas vendas
O resultado da Renner foi apoiado por uma aceleração nas vendas, otimização do seu braço de serviços financeiros — deficitário em outros momentos — e ganhos com créditos tributários.
As despesas operacionais tiveram alta de 5,7% em 2023, atingindo a marca de R$ 4,3 bilhões. No crescimento de despesas, a Renner aponta que os gastos adicionais do primeiro semestre do ano foram necessários para trazer maior equilíbrio para o futuro.
A receita líquida de varejo, que inclui a receita de venda de mercadorias e de serviços e custos relacionados, foi de R$ 3,8 bilhões, 7,1% maior no ano contra ano. Já a receita líquida de Latam foi de R$ 94,6 milhões no quarto trimestre do ano passado, queda anual de 20,3%.
O total de despesas operacionais líquidas alcançou R$ 1,124 bilhão, alta de 9,3% ante o quarto trimestre de 2022.
A administração da Renner destaca que 70% seu lucro líquido foi distribuído como remuneração aos acionistas. No release de resultados, a administração também aponta que “2023 foi um ano desafiador,” fruto de efeitos não recorrentes das transformações realizadas, que pressionaram a performance no curto prazo, mas que, passado o momento inicial, “nos proporcionam novas alavancas de crescimento e eficiência”. Foram 35 novas lojas inauguradas no ano — 13 Youcom, 5 Ashua e 17 Renner.
*Com Jasmine Olga
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