Lojas Marisa (AMAR3) apresenta prejuízo de R$ 171 milhões no 2T20

A Lojas Marisa (AMAR3) apresentou, na noite da última segunda-feira (24), o prejuízo líquido auferido no segundo trimestre deste ano. O resultado entre abril e junho foi negativo em R$ 171,70 milhões, intensificando as perdas do mesmo período do ano passado, quando o prejuízo foi de R$ 28,28 milhões.

Além disso, o lucro bruto da Lojas Marisa caiu 81% na mesma base comparativa, de R$ 302,97 milhões para R$ 57,71 milhões. A receita líquida caiu 59,1%, de R$ 690 milhões para R$ 282,11 milhões. De acordo com a empresa, os números foram impactados pelo fechamento das lojas em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado total (ou seja, que confere varejo e produtos e serviços financeiros) ficou negativo em R$ 66,8 milhões, enquanto ao fim do segundo trimestre do ano passado havia sido de R$ 39,2 milhões.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

E empresa salientou que a dívida líquida na comparação ano a ano caiu 35,93%, para R$ 466,3 milhões, devido às amortizações realizadas no período. A oferta subsequente de ações (follow-on), realizado em dezembro do ano passado, fez com que a alavancagem do balanço da empresa caísse de 45% para 29%.

A relação dívida líquida/Ebitda, no entanto, não é aplicável, uma vez que o Ebitda dos últimos 12 meses é negativo. Dessa forma, essa relação é dada pela dívida líquida/dívida líquida mais o Patrimônio Líquido. A empresa possui em caixa e equivalentes de caixa R$ 308,88 milhões.

Lojas Marisa destaca plataforma digital e vendas on-line

Segundo a Lojas Marisa, um dos destaques do trimestre foram as vendas da plataforma digital, que apresentaram um crescimento de 113,1% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado representa 41,9% das vendas totais de varejo, sendo que no segundo trimestre de 2019 havia crescido 56,7%.

A empresa também salientou o lançamento do novo aplicativo, que já conta com mais de 730 mil downloads, o lançamento do social selling — Sou Sócia Marisa –, e o lançamento do hotsite de lingerie, “com impacto no crescimento da categoria Digital em mais de 200%”.

Embora o resultado financeiro tenha sido negativo, a Lojas Marisa destacou a redução de despesas com vendas e gerais e adminsitrativas caindo, no total, de R$ 254 milhões no segundo trimestre do ano passado para R$ 147 milhões neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno