A Lojas Marisa (AMAR3) informou a sua volta ao mercado de crédito bancário, a partir da assinatura de um contrato de empréstimo com o BTG Pactual (BPAC11), no valor de R$ 65 milhões.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (26), a Lojas Marisa destacou que o contrato de empréstimo com o BTG tem um prazo de 3 anos.
A empresa considera que a sua volta ao mercado de crédito bancário “caracteriza um reconhecimento concreto dos avanços estruturais que foi capaz de implementar e, principalmente, da força e resiliência da sua marca”.
O empréstimo da Marisa é garantido pelos direitos creditórios por ela detidos, vindos do processo judicial referente à incidência de ICMS na base de cálculo de PIS e COFINS.
A empresa reforça que vai continuar sendo proprietária dos direitos creditórios, já que somente uma parcela será transformada em precatórios. Desse modo, a Lojas Marisa poderá ainda compensar aproximadamente R$ 85 milhões na vigência da operação de crédito.
Somada a essa operação com o BTG Pactual, o reforço de capital de giro vai ser de R$ 150 milhões. Apesar disso, o desembolso da transação ainda está condicionado ao cumprimento das condições contratuais.
Plano de reestruturação da Marisa
O comunicado da Lojas Marisa diz que a BR Partners (BRBI11) já atuou como assessora estratégica, enquanto a Lefosse Advogados trabalhou como assessor jurídico da empresa.
“O anúncio da volta da Marisa ao mercado de crédito bancário ocorre na esteira de importantes avanços amplamente divulgados e discutidos durante apresentações de resultados, informações ao mercado e à imprensa, assim como em reuniões com analistas e mercado financeiro em geral”, informa a companhia.
Ela também destacou a execução do seu plano de reestruturação, que inclui a adequação do parque de lojas, assim como a diminuição das despesas gerais e de pessoal. A partir disso, a empresa considera que os primeiros 9 meses de 2023 trouxeram “conquistas fundamentais e transformacionais”.
A Marisa ressaltou também as novas parcerias recentemente anunciadas, buscando a otimização da exploração do balcão, além do aumento de oferta de serviços, por meio de seu novo hub de serviços.
Uma das parcerias divulgadas pela Marisa foi com a Credsystem, para ofertar crédito e cartões, buscando “tirar” os riscos regulatórios e de mercado desse tipo de negócio, que a empresa destaca não ser especialista.