Loft compra fatia do BTG Pactual (BPAC11) na CredPago em transação bilionária

A Loft, startup de venda de apartamentos, anunciou nesta sexta-feira (2) que fez uma fusão com a CredPago, fintech que possui 123 mil contratos e R$ 40 bilhões em ativos no seu guarda-chuva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Com a operação, os fundadores e os demais acionistas, incluindo o BTG Pactual (BPAC11), receberão participação acionária minoritária na Loft.

A fusão acontece após a rodada mais recente de investimentos realizada pela startup imobiliária entre março e abril deste ano, quando a Loft levantou US$ 525 milhões junto a investidores.

Mais cedo, o BTG informou que a venda total da sua participação na Credpago representará um ganho de aproximadamente R$ 1,4 bilhão para o banco, que detinha 49% do capital social da fintech.

“Estamos animados em seguir como investidores, agora da companhia combinada, para estruturar juntos novos produtos a serem distribuídos por meio do canal de corretores e imobiliárias”, afirma Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, em comunicado. A operação passará nas próximas semanas por aprovação regulatória.

A combinação entre de negócios permitirá que a Loft amplie o escopo de atuação, segundo o CEO e fundador da empresa, Mate Pencz. “A prateleira de produtos financeiros da proptech, que até aqui contava com financiamento imobiliário, agora também conta com soluções para aluguel sem fiador”, explica.

Os fundos imobiliários da Loft são geridos pelo Banco Modal. A instituição financeira atende a startup por meio do seu negócio de administração fiduciária de fundos de investimento que abrange também outras companhias.

Sinergia do acordo

A facilidade de acesso é um dos diferenciais de mercado da fintech que justificam a fusão, segundo a Loft.

“A CredPago é pioneira em oferecer o serviço com possibilidade de parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito e a única a realizar análise de crédito instantânea, com um prazo de um minuto enquanto a média do mercado é de 30 dias”, diz o anúncio da startup.

A parceria com 16 mil imobiliárias em 25 Estados e mais de 700 cidades brasileiras é mais um forte da fintech, avalia também a Loft. A empresa possui 145 mil clientes finais em seus pontos de atuação, enquanto a meta é chegar à marca de 200 mil no fim deste ano, segundo o fundador e CEO da CredPago, Jardel Cardoso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“A chegada da Loft levará nossos produtos a ainda mais corretores, imobiliárias e clientes em todo Brasil, impulsionados pela plataforma e recursos de tecnologia e marketing da empresa. Escolhemos nos juntar ao time da Loft pela complementaridade dos negócios e postura consistente voltada para o fortalecimento das imobiliárias”, afirma o executivo.

Na mesma linha, o CEO da Loft ressalta a capilaridade nacional da fintech e similaridades entre as duas empresas. “Os produtos da CredPago têm total sinergia com a proposta da Loft, que é facilitar a transação imobiliária com tecnologia na base e atendimento humanizado na ponta”, afirma Mate Pencz.

Atualmente, a Loft tem disponíveis na sua plataforma mais de 20 mil apartamentos ativos à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os imóveis estão distribuídos por mais de 132 bairros nas duas cidades.

Loft recebe maior aporte da história, de US$ 425 milhões

A Loft, ainda em março, recebeu aporte de US$ 425 milhões, o maior da história da startup de compra, reforma e venda de imóveis.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno