A B3 (B3SA3) incluiu Locaweb (LWSA3) na primeira carteira teórica do Índice Bovespa, ou Ibovespa, válida para o período entre maio a agosto de 2021. Não houve a exclusão de nenhum papel, e com isso, o índice passa a contar com 83 ações.
A Locaweb, que estreou na bolsa em fevereiro do ano passado e desde então acumula valorização superior a 420%, entra com o peso de 0,46% de participação na primeira prévia do Ibovespa.
A entrada do papel já era esperada pelo mercado. Em relatórios, tanto XP quanto Bank of America projetavam a inclusão como de alta probabilidade, levando em conta o histórico de volume, o número de ações negociadas e o número de negociações dos ativos.
Ações que são incluídas no Ibovespa costumam ser alvo de compra por parte dos fundos, o que aumenta a negociação delas por perto da data do anuncio do rebalanceamento: após a sugestão, as ações ordinárias da Locaweb abriram em alta de quase 4%.
Além da Locaweb, eram apontados também como com chances altas de entrar para o Ibovespa os nomes da Alpargatas (ALPA4) e do Banco Inter (BIDI4). Sanepar (SAPR11) e Linx (LINX3), que também figuravam as listas, eram sugestões com menor probabilidade.
O maior peso do índice se mantém como Vale (VALE3), com participação de 12,332%, mas reduzindo ante os 13,038% atuais. Na sequência vem Itaú Unibanco (ITUB4), com 6,286%, Bradesco PN (BBDC4), com 5,378%, B3, com, 5,252% e Petrobras PN (PETR4), 5,187%. Do lado contrário, Cia. Hering (HGTX3), EcoRodovias (ECOR3) e JHSF (JHSF3) são as menores participações do Ibovespa, as três com peso de 0,095%.
As outras duas prévias da carteira teórica válida para o período de maio a agosto, que devem confirmar ou não a presença da Locaweb, serão divulgadas nos dias 16 e 29 de abril. A carteira definitiva do Ibovespa começa a valer em 3 de maio.
(Com Estadão Conteúdo)