Locaweb (LWSA3) é “maquina de aquisições”: BTG reitera compra e estipula preço-alvo em R$ 90
Após a Locaweb (LWSA3) anunciar a aquisição da fintech Credisfera, por R$ 26,6 milhões, e da plataforma Dooca, por R$ 26,5 milhões, nesta quinta-feira, o BTG Pactual (BPAC11) reiterou sua recomendação de compra para a companhia e estipulou o preço-alvo em R$ 90 para os próximos 12 meses. Às 11h, as ações ordinárias da empresa eram negociadas a R$ 31,52, em alta de 3,20%.
No relatório, os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi definiram a Locaweb como uma “M&A machine”, uma máquina de fusões e aquisições, e afirmaram que as duas últimas aquisições são interessantes. Nos últimos meses, a companhia adquiriu também a ConnectPlug, em janeiro, a Melhor Envio, a Ideris e a Vindi, em dezembro.
Além disso, eles chamam a atenção para o andamento do follow on da Locaweb, que deve levantar mais de R$ 2,35 bilhões. 2021, aos olhos dos dois especialistas, estaria apenas “começando” para a companhia. Para eles, a empresa ainda neste ano deve passar a ser listada no Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, em maio, começar a integrar as sinergias de suas oito empresas compradas recentemente e realizar mais fusões ou aquisições (M&As).
BTG vê aquisições da Locaweb como acertadas
Para os analistas, a aquisição da Dooca Commerce, plataforma de comércio eletrônico voltada a pequenas e médias empresas, ajuda na consolidação da Locaweb e deve gerar sinergias.
“Eles construíram um ecossistema poderoso e as sinergias são claras e consideráveis”, afirmam. A Dooca foi fundada em 2015 e, nos últimos anos, teve um crescimento explosivo – apenas em 2020 o número de clientes ativos avançou 650%.
Para o banco, o múltiplo pago pela Locaweb foi alto, com ativo sendo negociado a 5,3 vezes às vendas de 2020, mas, no futuro, a movimentação deve se justificar.
Já a compra da Credisfera, companhia que oferece créditos a pequenas e médias empresas, surge como uma entrada no serviços de financiamentos. O tamanho da adquirida é pequeno, mas a Locaweb estaria comprando, mais do que a plataforma, a tecnologia e a expertise para oferecer crédito dentro do seu próprio ecossistema.
“Os fundadores da Credisfera tem larga experiência no mercado de crédito brasileiro. A companhia desenvolveu um sistema sofisticado para oferecer crédito às PMEs”, diz o BTG.
Os analistas pontuam que, ao olhar o site, a empresa parece focar mais em indivíduos do que em PMEs. Após a aquisição da Locaweb, entretanto, os analistas pontuam que essa tendência deve mudar.