Lira turca despenca após interferência e traz temor sobre emergentes

Após a abertura dos mercados na Europa, a lira turca chegou a despecar 17% frente ao dólar. O mercado reage à decisão do presidente turco Recep Tayyip Erdogan demitir o líder do Banco Central do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O ato foi comunicado em diário oficial no último sábado (20) e ocorreu dois dias após uma alta dos juros no país acima do esperado por analistas, para 19%. Após o sino tocar e as bolsas abrirem, o dólar operava próximo as 8,40 liras. Há um debate sobre a possibilidade do movimento atingir outros mercados emergentes, como o Brasil.

O economista-chefe do Instituto de Finanças Internacional (IIF, na sigla em inglês), Robin Brooks, afirmou que algo semelhante ocorreu em 2018, quando a Turquia “era vista como idiossincrática, mas tivemos muito contágio”. Segundo ele, os sinais iniciais são semelhantes hoje.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em seu Twitter, Brooks escreveu que “o Brasil está sendo citado nos mercados como o mais vulnerável, já que o Banco Central também subiu (juros) esta semana”. O economista afirma que a última vez que o dólar atingiu o nível próximo a 8,50 liras foi em novembro, e cita que o valor vem sendo cogitado por analistas.

Com a alta recente nos rendimentos dos Treasuries, títulos do Tesouro norte-americano, Brooks diz haver um cenário complicado para moedas emergentes, uma vez que os bancos centrais locais vem sendo obrigados a aumentar suas taxas de juros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Lira turca sofre com inteferências no BC

O movimento na Turquia veio após um aumento de 200 pontos-base na mais recente decisão de política monetária do país, superior ao consenso de elevação em 100 pontos. Erdogan destituiu o então presidente do Banco Central, Naci Agbal. Sahap Kavcioglu foi nomeado como o novo chefe da autoridade monetária local. Desde 2019, é a terceira vez que o titular do cargo é destituído por Erdogan.

Kavcioglu se apresenta nas redes sociais como deputado pelo Partido da Justiça de Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), o mesmo do presidente Erdogan. Além disso, mantém uma coluna de economia no jornal Yeni Safak.

A política de Abgal para aumentar taxas e, dessa forma, combater o crescimento da inflação tendem a valorizar a lira turca. Ao assumir o BC, ele encerrou uma estrutura de financiamento complexa e procurou estabilizar os preços na economia.

Com informações do Estadão Conteúdo. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno