Linker: fintech de PMEs investe em tecnologia API e parcerias estratégicas para crescer

Criado para atender pequenas e médias empresas (PMEs), o Linker é uma fintech que oferece para seus mais de 30 mil clientes serviços como cartão de crédito, Pix sem taxa, cobrança automática, emissão de boleto sem custo, extrato inteligente e serviços de contabilidade. Mas para se diferenciar mesmo, a aposta da startup financeira é na integração de sistemas e parcerias. 

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A conta digital do Linker permite que as PMEs conectem suas informações financeiras com sistemas de contabilidade, gestão de clientes e pagamento de funcionários, por exemplo. Tudo isso por meio de plataformas de programação de aplicações (APIs). 

Com a tecnologia API, o sistema do Linker se conecta com o do cliente de forma rápida e permite a automatização de uma série de rotinas que facilitam a vida de PMEs: emissão e exportação de extratos, de boletos, agendamento de pagamentos – feito que muitos bancos tradicionais e digitais ainda não oferecem aos seus clientes pessoas jurídicas. 

“É uma das frentes mais interessantes do Linker. Com a tecnologia API conseguimos que qualquer área de contabilidade das empresas seja automatizada. Até mesmo contadores autônomos podem se beneficiar do serviço e agregar valor ao seu negócio”, diz Bruno Cabuto, CFO do Linker. 

A frente de serviços para contadores é um dos maiores investimentos da fintech para PMEs na atualidade. Segundo David Mourão, CEO do Linker, trata-se de um profissional que está sempre ao lado do empreendedor, ajudando-o a encontrar soluções para o negócio ser mais eficiente. 

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“Queremos trazer cada vez mais funcionalidades para o contador na nossa conta digital. É uma figura importante para as empresas e com ele formamos um tripé importante para nossos negócios, que é empresa – contador – banco”, diz Mourão. 

O CEO do Linker explica que, diferentemente de grandes empresas, que têm setores inteiros de contabilidade, com funcionários diferentes para cada serviço financeiro, PMEs muitas vezes contam com um único profissional, que pode ser interno ou terceiro, e centraliza todas as funções contábeis. 

Com base nisso, a ideia da fintech é se aproximar cada vez mais desse profissional para atender suas demandas de automatização e criar o que Mourão chama de “extrato dos sonhos” para esses profissionais. 

A “dor” que o Linker resolve 

Criada em 2019 pelos sócios Ingrid Barth, Daniel Benevides e David Mourão, o Linker nasceu com a proposta de levar soluções para um segmento desassistido dentro dos serviços disponibilizados pelos bancos tradicionais e digitais: o de PMEs. 

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Contas digitais e tradicionais para pessoas físicas não faltam. Vide Itaú (ITUB4), Bradesco (BBDC4), Banco Inter (BIDI4), Nubank, entre muitos outros. Para pessoas jurídicas, o princípio é mesmo, “troca CPF por CNPJ e está tudo resolvido”, brinca Cabuto em entrevista ao SUNO Notícias

Mas para pequenas e médias empresas que possuem poucos funcionários e um faturamento maior do que o de uma MEI (microempreendedor individual) – em que o limite é R$ 130 mil por ano – não havia cobertura no mercado, segundo Cabuto. 

“Existem soluções que um PME precisa e um MEI não. E grandes empresas têm bancos para prestar esses serviços. Encontramos um filão no meio mercado e abraçamos”, diz o CFO do Linker

De olho em negócios que faturam entre R$ 100 mil e R$ 5 milhões por ano, em pouco mais de dois anos o Linker já soma mais de 30 mil clientes. Nos últimos 12 meses, o volume transacionado na plataforma da fintech aumentou mais de 10 vezes. Em 2021, a quantidade de funcionários dobrou, saindo de 22 para 54 membros na equipe. 

Em dezembro de 2020, o Linker recebeu o seu primeiro aporte: R$ 12 milhões em uma rodada de investimentos com nomes como Darwin Capital, Marcelo Sampaio, fundador da gestora Hashdex, e Roberto Nishikawa, ex-diretor do Itaú. 

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Com esse dinheiro, a fintech trabalha em ampliar seu portfólio de serviços, trazendo produtos novos como crédito, por exemplo, e ampliando as soluções de tecnologia, já de olho no open banking

Soluções para PMEs 

Para comportar tanto crescimento em tão pouco tempo, o Linker conta com os serviços da Amazon Web Services (AWS), subsidiária da Amazon (AMZO34) que oferece infraestrutura em nuvem para empresas. 

A fintech opera com a infraestrutura da AWS desde a fundação. Todo o ecossistema tecnológico de banco de dados, armazenamento, cibersegurança e inteligência artificial da startup é com os serviços da empresa. “Utilizamos a AWS em massa”, diz o CTO.

E a parceria com a empresa de infraestrutura em nuvem não acaba por aí. A partir de 2020, a fintech passou a oferecer aos seus clientes créditos para que eles também pudessem usufruir dos sistemas da AWS. 

Além da Amazon, outros parceiros do Linker são: 

  • ClickSign, de assinatura digital; 
  • iFood, para que as PMEs ofereçam benefícios aos funcionários; 
  • NuvemShop, de montagem de lojas virtuais; 
  • Conta Azul, para quem precisa de contador, e outras. 

A estratégia de parceria é importante para a fintech por estar dentro do objetivo final do Linker, que é ser um hub completo de soluções para PMEs.

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Monique Lima

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