Ícone do site Suno Notícias

LinkedIn: 79% dos profissionais não se candidatam a vagas que gostam

LinkedIn

LinkedIn

Cerca de quatro em cada cinco profissionais (79%) ouvidos numa pesquisa elaborada pelo LinkedIn disseram ter preferido não se candidatar a uma vaga de seu gosto ou interesse.

Saiba mais: Robôs podem substituir 54% dos empregos formais no Brasil

Há várias razões reportadas pelo LinkedIn para essa decisão tão comum. A resposta mais escolhida (18%) é referente ao medo de que o novo emprego seja pior do que o atual. Confira os outros motivos:

Os profissionais mais jovens, entre 18 e 34 anos, são os que menos se sentem confiantes para mudar de emprego. A pesquisa mostra que 42% das pessoas nessa faixa etária evitou se candidatar a outra vaga por essa razão. A média, considerando todas as idades, é bem mais baixa (33%). Esses profissionais mencionam diferentes razões pela insegurança:

Saiba mais: Emissão de carteiras de trabalho cresce 5% em 2018

Infelicidade e falta de inspiração na vida profissional

O LinkedIn também revelou dados sobre infelicidade e insatisfação na vida profissional. Quase dois terços dos profissionais (63%) já se sentiram infelizes num emprego e 23% atualmente se encontram nessa situação.

Saiba mais: Amcham: 51% das empresas querem contratar mais funcionários em 2019

Quem se sentiu assim, de acordo com a pesquisa, levou em média 10 meses até se candidatar a outra vaga. Pessoas na faixa etária entre 18 e 34 anos tendem a migrar de posto mais rapidamente (levam em média oito meses). Os mais velhos costumam permanecer na vaga em que estão. Aqueles entre 45 e 54 anos levam, em média, 20 meses até decidir deixar o emprego.

Motivos para se candidatar a outra vaga

O LinkedIn listou os principais motivos relatados para se mudar de emprego:

Sair da versão mobile