Light (LIGT3): acionistas devem acertar posição acionária ou podem perder papéis
A Light S.A. (LIGT3) anunciou na noite desta quinta-feira (29) que realizará uma movimentação de grupamento e desdobramento de sua ações visando reduzir custos administrativos e operacionais, além de melhorar a gestão de sua base acionária e reduzir erros de comunicação. Os acionistas com números fracionados terão de se movimentar ou correm risco de perder as ações.
Segundo a Light, há a existência de um grande número de acionistas detentores de participações acionárias inferiores a 100 papéis na companhia, com muitas ações estando, inclusive, na condição de inatividade. Essa característica estaria aumentando o volume de serviços da empresa – que tem, por exemplo, de realizar mais operações na hora de distribuir dividendos – e os custos operacionais.
“A operação consistirá no grupamento das 372.555.324 ações ordinárias de emissão da empresa, à razão de 100 (cem) para 1 (uma), com o simultâneo desdobramento das ações ordinárias, na proporção de 1 para 100, resultando em 372.555.324 ações ordinárias” afirma companhia no documento publicado na noite desta quinta-feira (29).
Light dá prazo de 60 dias para acerto de posição
Os acionistas terão um prazo de 60 dias, iniciado no dia 29 de abril e finito no dia 27 de junho, para ajustarem suas posições em lotes múltiplos de 100. Os investidores que não realizarem a movimentação dentro do período terão suas frações vendidas em leilão, com o valor levantado na operação devolvido.
Acionistas que possuem dados cadastrais atualizados terão o valor da venda depositado em suas contas correntes ou na central depositária da B3. Os valores devidos aos demais acionistas, inclusive os não cadastrados ou localizados, ficarão à disposição na companhia.
Segundo a Light, a data do leilão das frações de ações e a data em que os recursos resultantes do leilão serão disponibilizados aos acionistas serão comunicadas após o decurso do prazo para ajuste das posições acionárias.