Librelato: CEO diz que companhia “tirou o pé” do IPO

O CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, disse que a companhia “tirou o pé” da sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), pois o preço atribuído à empresa de implementos rodoviários não agradou aos acionistas. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (28), durante uma entrevista do executivo ao programa 60 Minutos, da Rádio Som Maior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Na ocasião, o CEO da Librelato explicou que “tiramos o pé e continuaremos o projeto de forma orgânica, principalmente nos anos de 2021 e 2022. A precificação não atendeu a expectativa dos acionistas”.

Sprícigo ainda destacou que a companhia irá fazer mais uma incursão de forma orgânica. “Queríamos acelerar o processo, mas em breve poderemos anunciar coisas boas para a região”, completou ele.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A companhia, concorrente da Randon (RAPT4), protocolou em meados de fevereiro o prospecto preliminar para a realização de seu IPO.

No documento, a Librelato destacou sua intenção de realizar tanto uma oferta primária com a companhia emitindo novas ações e aumentando seu capital, quanto uma secundária, com acionistas vendendo fatias de suas participações na empresa.

Quanto a destinação dos recursos provenientes da oferta primária, a Librelato pretende utilizá-los para investir em crescimento orgânico, com foco no aumento da produtividade e da capacidade instalada, e para fazer potenciais aquisições de empresas (M&As).

Sobre a Librelato

Fundada em 1969, a Librelato se considera a terceira maior companhia de implementos rodoviários do mercado de linha pesada do Brasil tendo 13,7% do market share do país e exportando para toda a América Latina.

Possui três plantas em Santa Catarina, sendo duas em Içara e uma em Criciúma. Conta com cerca de 1.600 funcionários e mais de dois mil clientes.

Em 2020, a Librelato teve uma receita líquida de R$ 849 milhões, crescendo 10,5% na comparação com 2019. Entretanto, o custo das vendas também subiu cerca de 22%, atingindo R$ 595,1 milhões, 80,7% do total da receita, impulsionado, segundo a companhia, pelo maior custo do aço.

O lucro bruto da Librelato em 2020 foi de R$ 104,159, crescimento de 45,6% na base anual. Já o lucro líquido avançou 42%, para R$ 100,9 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno