Libra, a criptomoeda do Facebook, pode não ser lançada
A criptomoeda do Facebook “libra” pode não ser lançada por conta de questões regulatórias de países do mundo todo. A informação foi comunicada aos investidores através do balanço trimestral divulgado pela gigante norte-americana na última terça-feira (30).
No relatório trimestral, o Facebook afirmou que as diversas barreiras relacionadas a regulamentação da moeda virtual incluem regras pouco claras tanto nos Estados Unidos quanto em outros países. Dessa forma, não é possível garantir que a libra será disponibilizada em algum momento.
Conforme o relatório divulgado pela companhia, o lançamento da moeda sujeitará a rede social a riscos que podem “afetar de forma adversa os negócios, a reputação e os resultados financeiros”.
Diversas órgãos regulatórios temem que a libra possa ameaçar a estabilidade financeira e do banco central dos Estados Unidos. Além disso, acreditam que a moeda pode ser um caminho para lavagem de dinheiro e fraude em todo o mundo.
O comitê de serviços financeiros da Câmara dos Estados Unidos solicitou que o projeto da criptomoeda fosse interrompido enquanto as preocupações econômicas fossem tratadas.
Pressão do G7 sobre a moeda do Facebook
As sete maiores economias do mundo (G7) se reuniram para debater sobre a criptomoeda do Facebook. Na reunião, ficou decidido que esse tipo de moedas virtuais deverão ser mantidas sobre rigorosa vigilância.
Saiba mais: G7 afirma que Libra deverá ser mantida sobre regime rigoroso
“Ministros e governos concordam que projetos como Libra podem ter impacto sobre a soberania monetária e o funcionamento do sistema monetário internacional”, afirmou ministro das Finanças canadense, Bill Morneau, em entrevista à Reuters.
Além disso, Morneau ressaltou que o G7 está preocupado com a segurança. “Mas as pessoas querem segurança e preços baixos, não apenas preços baixos. E nosso trabalho é pensar em segurança também. Temos um senso emergente de que precisamos trabalhar juntos nisso”, disse o ministro.
A libra
Em junho, o Facebook anunciou seu projeto de desenvolver uma moeda digital. O objetivo da Libra é competir com bancos e reduzir custos de consumidores.
Saiba mais: Facebook anuncia nome de sua nova criptomoeda, a Libra
Além disso, a moeda virtual permitirá que os mais de 2,4 bilhões de usuários da rede social façam transações financeiras em todo o mundo. Segundo a companhia, o intuito da moeda é conectar os usuários que não tem acesso a plataformas bancárias tradicionais.
No anúncio, o Facebook comunicou que a libra estaria disponível a partir de 2020.