Lemann: Tivemos fracasso com a Kraft Heinz, mas estamos consertando
O executivo Jorge Paulo Lemann afirmou que a Kraft Heinz fracassou, no entanto, que será consertada. A declaração ocorreu neste sábado (06) durante a Expert XP 2019, em São Paulo.
Segundo Lemann, não é possível construir algo tão grande na indústria de alimentos quanto na parte cervejeira. Assim, o grande sonho inicial da Kraft Heinz acabou.
“Tínhamos o sonho grande de fazer na área de comida, com a Kraft Heinz, o que fizemos em cerveja. Infelizmente, isso não andou”, declarou o empresário.
O economista falou ainda que investir no mercado de alimentos foi um deslize. Lemann é sócio da 3G Capital, empresa de private equity, e dono da maior cervejaria do mundo, Ab InBev.
Durante o evento, Lemann falou sobre o fundo de US$ 10 bilhões da 3G Capital. Conforme explicado por ele, o intuito inicial era comprar grandes companhias de comida. Entretanto, atualmente a empresa está sondando investimentos na área de tecnologia.
Fundação Lemann
O empresário também falou sobre as bolsas de estudo concedidas através da Fundação Lemann. Para ele, a educação é a única forma de melhorar a desigualdade socioeconômica do País.
“Tenho dado [as bolsas] pra gente que quer voltar para o serviço público brasileiro. Não me incomodo se ele é de direita, esquerda, se ele é bom, acho ótimo que ele volte pra cá”, explicou o executivo.
O sócio da 3G disse ainda que o Brasil deve se espelhar em Singapura em questões educacionais. O país asiático investe no desenvolvimento de startups.
“Da mesma maneira que todos meus negócios foram baseados em atrair gente boa, competente, e tentar fazer eles trabalharem juntos, acho que o Brasil precisa de mais gente que queira resolver os assuntos pendentes”, disse Lemann.
Crise na Kraft Heinz
Ao longo dos últimos meses, a Kraft Heinz vem apresentando resultados desagradáveis. Em 2018, a empresa apresentou receita de US$ 26,2 bilhões. O resultado ficou praticamente estável em comparação com 2017.
Saiba mais: Kraft Heinz vende negócio de queijos para a Parmalat por US$ 1,21 bi
No entanto, o grupo registrou um prejuízo líquido de US$ 10,3 bilhões, um resultado decepcionante em comparação com o lucro de US$ 8 bi no ano anterior.
Por conta dos resultados apresentados, a empresa está vendendo algumas de suas marcas. Na última terça-feira (02), A Kraft Heinz divulgou a venda de seu negócio de queijos naturais para a Parmalat.