Leilão do 5G acontecerá na quinta-feira; veja o que está em jogo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai realizar na quinta-feira (4) o leilão do 5G. A agência recebeu 15 propostas de empresas interessadas em participar da licitação que acontecerá em Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O leilão do 5G prevê a venda das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, em blocos nacionais e regionais. Se todos os lotes forem arrematados, o leilão deve movimentar R$ 49,7 bilhões.

As vencedoras ficarão responsáveis pela compra e instalação de equipamentos e torres de transmissão para o sinal do 5G. O  direito de exploração das faixas dura 20 anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O edital prevê, para cada uma das quatro faixas, contrapartidas que terão que ser cumpridas pelas empresas vencedoras do leilão. As contrapartidas foram definidas pelo Ministério das Comunicações. Entre elas estão:

  • a disponibilização do 5G nas capitais do país até julho de 2022;
  • migração do sinal da TV parabólica para liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G
  • construção de uma rede privativa de comunicação para a administração federal.

A expectativa é de que o leilão do 5G alavanque  a conexão entre dispositivos cotidianos. Setores como telemedicina, educação a distância e automação industrial e agrícola estão entre os que devem ser beneficiados com a tecnologia.

Veja a lista das 15 empresas interessadas no leilão

A Anatel recebeu propostas para o leilão do 5G  de operadoras de grande e médio porte, além de provedores regionais organizados em consórcio e fundos de investimento que investem em telecomunicações. A TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro, grandes operadoras, apresentaram ofertas.

A Oi (OIBR3) não participará do leilão porque vendeu seus ativos móveis ao consórcio (TIM, Claro e Vivo). A venda está em análise e como foi noticiado mais cedo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu mais 90 dias para avaliar a operação.

Confira abaixo a lista das 15 empresas

  1. Algar Telecom S.A.
  2. Brasil Digital Telecomunicações LTDA
  3. Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A.
  4. Claro SA
  5. Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA
  6. Consórcio 5G Sul
  7. Fly Link LTDA
  8. Mega Net Provedor de Internet e Comércio de Informática LTDA
  9. Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA
  10. NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.
  11. Sercomtel Telecomunicações S.A.
  12. Telefônica Brasil S.A.
  13. TIM S.A.
  14. VDF Tecnologia da Informação LTDA
  15. Winity II Telecom LTDA

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Sobre o 5G

O 5G é a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A nova tecnologia trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeira, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletrônicos.

Uma conexão 4G com excelente performance chega a próximo 100 Mbps. O 5G, por sua vez, pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps – uma diferença de 100 vezes ou mais. Com isso, os vídeos para aparelhos móveis prometem ser quase instantâneos e sem interrupções por causa da transmissão. As videochamadas, por sua vez, devem se tornar mais claras e menos irregulares.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno