A Latam (OTCMKTS: LTMAQ) irá iniciar as operações com o Boeing 787 Dreamliner no Brasil neste mês de setembro, segundo nota divulgada pela companhia nesta segunda-feira (13).
A Latam ressalta que o novo modelo na frota da aérea no País irá oferecer uma eficiência de 50% em custos de treinamento e contingências para a empresa, que aproveitará 200 pilotos e 900 comissários de bordo do 777 para operação com o 787 Dreamliner.
Como os modelos são equivalentes, os profissionais precisam apenas realizar um treinamento curto e específico para capacitação. Para manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.
Com isso, a companhia será a primeira aérea do Brasil a operar este avião em território nacional, após término do processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ao todo, serão 4 aeronaves provenientes da frota do grupo Latam no Chile destinadas às operações no Brasil, sendo que a primeira já se encontra em Guarulhos, onde aguarda a finalização dos trâmites para a nacionalização do modelo – hoje com matrícula chilena – de acordo com regulamentação da agência. Atualmente, a Latam Brasil possui 149 aeronaves em sua frota.
Os novos modelos serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras, diante do avanço da vacinação contra a covid-19.
“A decisão de colocar em operação no Brasil um modelo que já era utilizado pelo grupo vem para gerar mais eficiência para as operações internacionais, que terão agora uma única frota, a da família Boeing, com os 767, 777 e 787. Isso vai deixar a companhia mais competitiva para a volta desse mercado”, diz em nota o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier.
Tráfego da Latam apresenta retomada de 82%
Na quinta (9), a Latam Brasil informou que vai operar, em setembro, 82% da sua oferta doméstica de assentos (medida em ASK) em relação a igual período de 2019, período pré-pandemia. Na comparação anual, a oferta da empresa deve ser 220% maior.
No total, são 466 voos nacionais diários da Latam no Brasil, impulsionados por crescimento no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas.
“Estamos cada vez mais próximos dos níveis pré-pandêmicos nos voos domésticos e atentos ao avanço do processo de vacinação contra a covid-19. É por isso que já superamos a quantidade de aeroportos brasileiros que atendíamos antes da pandemia”, disse, em nota, o diretor de vendas e marketing da Latam Brasil, Diogo Elias.
Com informações do Estadão Conteúdo