Latam encerra por tempo indeterminado operações na Argentina
A Latam Airlines Argentina informou nesta quarta-feira (17) que irá encerrar indefinidamente suas operações depois de 15 anos de presença no país vizinho.
A suspensão das atividades está atrelada à crise causa pela pandemia do novo coronavírus e o forte impacto enfrentado pela Latam, assim como todo o setor aéreo. A companhia entrou com um pedido de recuperação judicial, nos Estados Unidos, há um mês atrás.
“A Latam Airlines Argentina cessa suas operações no país, tanto de passageiros quanto de carga, por tempo indeterminado. Esse fato gerou a apresentação de um Procedimento Preventivo de Crises (PPC) no Ministério do Trabalho da Nação Argentina”, comunicou a companhia aérea, por meio de comunicado.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
A empresa destacou que a pandemia e a dificuldade em gerar acordos para combater os cenário árido contribuíram para uma situação extremamente complexa. Segundo a nota, a companhia entende não haver condições de viabilizar e sustentar as atividades da filial no país vizinho por um prazo maior.
Para aqueles clientes que realizaram a compra de passagens nacionais com o cartão de crédito, os valores são devolvidos em suas faturas pela aérea. Ao tempo que os voos internacionais poderão ter datas alteradas sem cobrança extra. A Latam, que possuía voos para 12 destinos regionais, comunicou que a decisão foi difícil e fez todos os esforços possíveis para evitá-la.
As operações da subsidiária argentina incluem 14 aeroportos nacionais e 6 internacionais, bem como ma frota composta por 13 aviões Airbus 320 e 9 aviões Boeing 767.
Azul e Latam fecham acordo para voos domésticos no Brasil
No cenário interno, a companhia fechou na última terça-feira (17) um acordo para permitir que passageiros façam conexões em rotas domésticas da Latam e a Azul (AZUL4) .
Saiba mais: Azul (AZUL4) e Latam fecham acordo para voos domésticos
Além disso, a parceria entre as duas empresas também prevê ao cliente a possibilidade de escolha para qual programa de fidelidade prefere acumular os pontos de suas viagens.
A Latam e Azul integram o rol de empresas do setor aéreo que sofreram forte impacto da pandemia do novo coronavírus, principalmente em função das medidas de restrição à circulação e à queda acentuada na demanda por viagens.