A oferta total de voos da Latam Airlines cresceu 3,7% no mês de dezembro, em relação ao mesmo mês de 2018. O tráfego de passageiros por quilômetros pago evoluiu 3,9% no mesmo intervalo. Desta forma, a taxa de ocupação foi elevada em 0,1 ponto percentual, para 83,5%.
No Brasil, a Latam registrou aumentou de 3,7% no tráfego de passageiros pagos em dezembro. Houve também um aumento na oferta de assentos no país em 21,1% no período. A taxa média de ocupação nos voos cresceu 1,5 ponto percentual, para 86,2%.
Em relação ao transporte internacional de passageiros caiu 5,6% em dezembro. A oferta de assentos nos voos internacionais recuou 5,8% no mesmo mês. A taxa média de ocupação nas aeronaves cresceu 1,5 ponto percentual, para 86,2%.
Ainda no último mês do ano, a Latam transportou 6,87 milhões de pessoas no mundo, avançando 11,4% em comparação ao mesmo período em 2018. No Brasil, a empresa transportou 3,19 milhões de passageiros, evoluindo 24,6%.
Em 2019, a empresa transportou 74,19 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 7,8% em comparação à 2018. No País, a evolução foi de 10,4%, chegando a 28,42 milhões.
Codeshare entre Latam e Delta
O Grupo Latam Airlines informou, no dia 3 de dezembro, que suas afiliadas na Colômbia, no Equador e no Peru fecharam acordos de compartilhamento de voos (em inglês, codeshare) com a Delta.
Saiba mais: Latam anuncia acordos de codeshare com a Delta em três países
Os três acordos entrarão em vigor no terceiro semestre de 2020. Por meio da parceria, os clientes da Latam terão acesso a 74 destinos nos Estados Unidos e no Canadá. Já os clientes da Delta poderão viajar para até 51 destinos na América do Sul.
A aérea informou também que pretende estabelecer os mesmos acordos de compartilhamento de voos com suas afiliadas no Brasil e no Chile, ainda em 2020. A medida faz parte da parceria entre as duas empresas, anunciada em setembro.
“Em breve, os nossos passageiros poderão acessar até 74 destinos nos Estados Unidos e no Canadá, o que é apenas um exemplo de natureza complementar das nossas malhas aéreas e um dos muitos benefícios futuros que serão proporcionados pelo acordo estratégico com a Delta”, afirmou o presidente da Latam, Enrique Cueto.