A Cyrela (CYRE3) lançou 17 empreendimentos no quarto trimestre de 2021, totalizando um volume de R$ 2,5 bilhões, 11% inferior ao registrado no período de outubro a dezembro de 2020 (R$ 2,8 bilhões) e 16% acima do terceiro trimestre do ano passado (R$ 2,2 bilhões). A prévia operacional foi divulgada ao mercado na quinta-feira (13).
As permutas nos lançamentos foram R$ 65 milhões no quarto trimestre ante R$135 milhões no mesmo período em 2020 e R$ 92 milhões no terceiro trimestre. As vendas líquidas da Cyrela contratadas neste trimestre somaram R$ 1,5 bilhão, valor inferior ao registrado no quarto trimestre de 2020 (R$ 1,8 bilhão) e 15% superior no terceiro trimestre do ano passado (R$ 1,3 bilhão).
A participação da empresa nas vendas contratadas foi de 90% no período de outubro a dezembro de 2021, abaixo dos 91% do mesmo trimestre do ano anterior. Já em relação às demonstrações contáveis, 93% das vendas líquidas do trimestre serão reconhecidas via consolidação e 7% via método de equivalência patrimonial.
No ano, as vendas contratadas da Cyrela atingiram R$ 5,5 bilhões, sendo 12% superior ao mesmo período de 2020. No ano, a participação Cyrela nas vendas foi de 89%, o mesmo percentual registado em 2020.
Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 118 milhões se refere à venda de estoque pronto (7%), R$ 655 milhões à venda de estoque em construção (42%) e R$ 802 milhões à venda de lançamentos (51%). Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamento de 31,4% no trimestre.
Os resultados operacionais apresentados estão sujeitos à revisão da auditoria. Em função da abertura de capital (IPO) das subsidiárias Lavvi (LAVV3), Cury (CURY3) e Plano&Plano (PLPL3) realizadas no terceiro trimestre de 2020, todos os números citados acima foram apresentados de modo “pró-forma”, sem considerar os dados das três empresas.
Última cotação da Cyrela
Na última sessão, quinta-feira (13), a ação da Cyrela encerrou o pregão em leve queda de 0,07%, negociada a R$ 14,19.