KNRI11 fará uma nova emissão? Gestor responde; assista à entrevista
O Kinea Renda Imobiliária, ou KNRI11, ganhou espaço no mercado e no noticiário nas últimas semanas após anunciar incremento de dividendos. Analistas citaram ainda a possibilidade de uma nova emissão de cotas por parte do Fundo Imobiliário (FII).
Segundo o gestor do KNRI11, Alessandro Estevam, uma nova emissão não está prevista, mas fica condicionada a uma movimentação nos indicadores do FII. A declaração foi feita em entrevista exclusiva ao Suno Notícias, no quadro “Almoço Com Gestor”, que vai ao ar todas as terças às 12h.
“Obviamente, a partir do momento que tivermos um valor de cota mais próximo do valor patrimonial, vai acender aqui uma ‘luz amarela’, digamos assim, para pensar em captação. Olhando os juros hoje, batendo nos 14%, fica um pouco mais difícil a gente conseguir fazer novas captações de recursos”, disse.
Estevam lembrou que a indústria de fundos imobiliários deve estar mais condicionada a novas emissões assim que o mercado olhar a taxa básica de juros em seu ‘topo’. Ele acrescentou que, mesmo que o ciclo altista de Selic esteja no fim, a ‘janela de oportunidades’ ainda não se abriu.
“A partir do momento que o mercado entender que chegamos ao pico da taxa de juros e começarmos a ver uma janela de oportunidade com a queda dos juros, ou mesmo com a chegada no topo da Selic, automaticamente se abre uma janela para uma nova captação”, analisa o gestor.
Além disso, o especialista apontou que, em termos de estratégia, uma nova captação viria em um momento em que a companhia estivesse visando novas aquisições.
“Com a estrutura financeira do fundo hoje, se eu quiser fazer novas aquisições de ativos, eu precisaria trazer ‘dinheiro novo’. Já fizemos 7 emissões de cotas, sendo que a última foi concluída em janeiro de 2021”, diz ele.
Desde 2010, quando o fundo imobiliário da Kinea começou a operar, foram 7 emissões de cotas. Hoje o fundo movimenta R$ 3,9 bilhões e está no topo da indústria.
Além da captação, o gestor comentou assuntos como dividendos do KNRI11, o cenário macroeconômico para a indústria de FIIs, que ativos estão sendo mais procurados pelos investidores, entre outros temas. Todo conteúdo está disponível no vídeo do YouTube no canal do Suno Notícias.
KNRI11 sobe no IFIX
O IFIX, principal índice de fundos imobiliários da bolsa, está na casa dos 2.931 pontos e em alta de 5% neste ano de 2022. Nesse patamar, o IFIX está na sua maior pontuação desde meados de fevereiro de 2020.
No dia 11 de agosto, o índice subiu 0,66% em um pregão – a maior valorização diária desde o dia 1º de abril de 2022.
Dentro do índice, o KNRI11 sobe 8,3% em 2022, com 6,581% de dividend yield (DY) nos últimos 12 meses, conforme dados do Suno Analítica.