Assim como Elon Musk, Kimbal Musk, seu irmão, também possui ideias revolucionárias e está tentando mudar a alimentação no mundo com novas tecnologias.
A família Musk parece mesmo ter um espírito visionário e um certo fascínio pela inovação. Elon Musk é famoso por liderar uma marca de automóveis baseada em novidades tecnológicas. Elon concentrou suas ideias em carros elétricos e tecnologias espaciais, fazendo da “Tesla” uma gigante do setor automobilístico. Já o seu irmão, Kimbal Musk, partiu para outra vertente, utilizando também a tecnologia, e entrou no mundo da alimentação e da agricultura. Kimbal possui ambições e seu objetivo principal é revolucionar a cadeia de suprimento de alimentos.
Em uma entrevista à “CNN”, Kimbal afirmou que quando vendeu o “Zip2”, primeira startup dos irmãos Musk, já sabia que seu futuro seria no ramo da alimentação. Entretanto, sua experiência com a startup de tecnologia vendida lhe rendeu bons frutos. “Estar envolvido no mundo da Internet, especialmente no final dos anos 90, foi muito emocionante e eu não mudaria nada sobre essas experiências, mas minha paixão sempre foi a comida”, disse Kimbal.
Kimbal e Elon moravam na Califórnia, até então. Porém, Kimbal decidiu se mudar para Nova Iorque, em 1999, para seguir carreira em algo ligado a gastronomia. Assim, ele se inscreveu no International Culinary Center, em Manhattan. Em 2004, Kimbal lançou o “The Kitchen”, um bistrô, localizado em Boulder, Colorado. O restaurante foi feito com outros dois amigos, Jen Lewin e Hugo Matheson.
O bistrô foi eleito um dos melhores restaurantes da América pelos seguintes guias:
- Food & Wine;
- Zagat’s;
- Gourmet;
- OpenTable;
- James Beard Foundation.
Com a mesma marca, Kimbal Musk abriu outros dois bistrôs em Denver e Chicago. Entretanto, suas últimas apostas estão mais ligadas a agricultura, especificamente à agricultura vertical. Para isso, Kimbal conta com a Square Roots, uma companhia de agricultura pela qual é cofundador e presidente executivo, que lida com o cultivo e o desenvolvimento de novos sistemas para o cultivo de plantas em ambientes fechados, além de produzir vegetais de forma sustentável.
A startup, que segue os princípios das mais recentes inovações na agricultura, como cultivo vertical, hidroponia e iluminação em LED, começou a dar os primeiros passos em 2006. Recentemente, Kimbal Musk afirmou que, nos próximos meses, haverá uma expansão substancial da produção com a criação de uma verdadeira fazenda vertical urbana, composta por 25 contêineres com ar-condicionado, armazenamento a frio e infra-estruturas de biossegurança.
Na visão de Kimbal Musk, as mudanças climáticas estão forçando cada vez mais a indústria a encontrar novas maneiras de cultivar alimentos de maneira mais sustentável. Com isso, o projeto de Musk consiste em revolucionar as cadeias de suprimento de alimentos conciliando as necessidades da população e também as do planeta.
Vale destacar que Kimbal Musk também atua no conselho da Tesla e de outra empresa liderada por seu irmão Elon: a SpaceX, que é da área de foguetes e naves espaciais, algo completamente distinto de sua paixão pelo setor de alimentos.
Notícias Relacionadas