A socialite americana Kim Kardashian, bilionária e dona de uma conta no Instagram com 251 milhões de seguidores, foi criticada por Charles Randell, diretor da Financial Conduct Authority (FCA), órgão regulador financeiro no Reino Unido, por causa de um post em que ela faz propaganda de um criptoativo.
Segundo o site Make It, vertical de lifestyle e dinheiro do portal de notícias CNBC, Randell subiu o tom ao criticar a influenciadora por ter promovido a Ethereum Max, token digital que teria valorizado mais de 1.370% em apenas duas semanas. Disse que o anúncio pode trazer riscos financeiros a seus seguidores.
O Ethereum Max não tem relação com a criptomoeda Ethereum. De acordo com a CNBC, é um token digital desenvolvido por desconhecidos.
Randell falou sobre Kardashian no Simpósio Internacional de Cambridge sobre Crime Econômico, em Cambridge, na Inglaterra. Disse, conforme reportagem do site, que “influenciadores de mídia social são rotineiramente pagos por golpistas para ajudá-los a popularizar novos tokens por pura especulação, alguns sem saber que se tratam de fraude”.
Uma matéria da BBC acrescentou que Randell acusou a socialite de pedir a seus mais de 250 milhões de seguidores a “especular com o criptoativo, na publicidade financeira com o maior alcance da história”.
O diretor da FCA detalho, segundo a Make it: “Claro, não posso dizer se esse token em particular é uma farsa. Mas os golpistas rotineiramente pagam influenciadores de mídia social para ajudá-los a empurrar e descartar novos tokens com base em pura especulação. Alguns influenciadores promovem moedas que simplesmente não existem.”
“Kardashian pode induzir fãs a acreditar em dinheiro fácil”
Randell alertou seguidores que fiquem atentos a ofertas ou propagandas de influenciadores.
“Muitas pessoas perdem suas economias atraídas por ganhos fáceis de especulações com criptomoedas“, afirmou o chefe da FCA. “Isso tudo pode ocorrer porque muitos influenciadores estão dispostos a passar por cima de seus fãs para ganhar mais dinheiro.”
Randall admitiu que Kardashian não subverteu regras do Instagram. Mas reforçou que a celebridade pode induzir pessoas a entrar num mercado arriscado, em busca de dinheiro fácil. O diretor quer que o órgão regulador deve ser mais rigoroso e vigilante com anúncios e postagens em rede sociais sobre tokens de especulação digital e criptomoedas contra “promessas ou ilusão de conseguir dinheiro fácil”.