O Kamay Ventures, fundo de venture capital com a Coca-Cola (COCA34) e Grupo Arcor no portfólio, anunciou o Grupo Bimbo como investidor na América Latina, em uma medida de ampliação de incentivo a startups na região. O objetivo da venture capital é incentivar as empresas a inovarem em soluções de desenvolvimento social, econômico e sustentável em diferentes extratos da economia.
A sócia diretora da Kamay Ventures, Gabriel Ruggeri, afirma que com o investimento do grupo Bimbo, as metas previstas para as startups serão alcançadas ainda mais rápido. “Com o Grupo Bimbo e sua visão estratégica, superaremos os objetivos de profissionalizar as fases iniciais de investimento e, ainda, promoveremos a aceleração da inovação dentro das empresas”, afirma Ruggeri.
A diretora argentina foi a única da nacionalidade a ser nomeada no ranking Global Corporate Venturing Powerlist 2023 e da lista das 500 pessoas mais influentes da América Latina segundo a Bloomberg Línea.
“Estamos contentes em receber o Grupo Bimbo no ecossistema de inovação da Kamay Ventures. Junto com este novo investidor, continuaremos a trabalhar com startups na região para que suas soluções impactem toda a cadeia de valor produtivo”, acrescenta Antonio Peña, sócio diretor da Kamay Ventures.
União do Grupo Bimbo à Coca-Cola (COCA34) e Grupo Arcor
A parceria entre o grupo líder de panificação do mundo e a Coca-Cola Latin America e Grupo Arcor tem alguns objetivos. Entre os listados pelas companhias, estão:
- Espaços de testes para startups;
- Possibilidade de conhecer os desafios de trabalhar em larga escala e promover soluções focadas no Comércio Digital (e-commerce e m-commerce);
- Fintech;
- S&OP Digital (Inteligência do Consumidor), IOT (distribuição, embalagem e logística);
- Ag-Tech (produção primária, comercialização e sustentabilidade);
- Biotecnologia Aplicada – Saúde Nutricional;
- Meio Ambiente (reciclagem com foco em coleta).
Um exemplo é a startup Kilimo, que já captou aproximadamente US$ 5 milhões com investidores, sendo uma parcela do valor referente à injeção de capital do Kamay Ventures.
Com uso de inteligência artificial, a Kilimo consegue usar de informações fornecidas por estações meteorológicas instaladas no campo, dados de satélite, previsões atmosféricas e características de cada solo para recomendar o melhor momento para irrigar as plantações. Segundo a startup, nesse processo mais de 72 bilhões de litros de água já foram economizados.
Fundo Kamay Ventures e parceiros
Venture capital criada em 2019, o Kamay Ventures funciona sob a gestão independente da Overboost, aceleradora e especialista no desenvolvimento de projetos digitais com mais de oito anos de experiência no mercado.
Na lista de seus suportes tecnológicos figuram serviços da Amazon Web Services (AWS), IBM e Oracle, que permitem o acesso a ferramentas tecnológicas para o crescimento das startups de seu portfólio.
Desde o seu início, já foram analisados mais de 600 projetos de diferentes partes da América Latina e o Kamay atualmente conta com um portfólio composto pela Coca-Cola (COCA34), o grupo de alimentos Arcor e ainda mais 12 startups na Argentina, Colômbia, México e Equador.
Notícias Relacionadas