Ícone do site Suno Notícias

Juros americanos devem subir 0,5 ponto percentual, diz Daycoval Asset

Powell fala em manter os juros nos EUA altos em Jackson Pole

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Foto: Wikimedia Commons

A equipe de economistas e analistas da Daycoval Asset Management espera que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) reduza nesta semana o ritmo de alta de sua taxa básica de juros.

A expectativa é de que os juros (Fed Funds) subam 0,50 ponto porcentual (p.p.) menos do que os 0,75 p.p. de alta vistos na reunião passada.

O Federal Reserve reunirá sua diretoria nos dias 13 e 14 deste mês, quarta e quinta-feira, para deliberar sobre o próximo passo de sua política monetária.

Juros desacelerando, mas política contracionista em voga

Apesar de ter sinalizado redução no ciclo de alta da taxa de juro, segundo a Daycoval Asset, o Fed manterá sua política monetária contracionista.

Isso porque a desaceleração da atividade econômica atual tem sido insuficiente para arrefecer o mercado de trabalho, o que mantém a inflação persistente mesmo com desaceleração da inflação dos serviços.

“Neste contexto, acreditamos que o Banco Central norte-americano, apesar de sinalizar a redução do ritmo de alta de juros na próxima semana, deve seguir com a política monetária contracionista por período longo como sinalizado por diversos diretores nas últimas semanas”, escreveram os economistas e analistas no relatório da Daycoval Asset.

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile