JSL (JLSG3) compra Pronto Express Logística por R$ 288,6 milhões
A JSL (JSLG3) informou, na noite da última terça-feira (26), que fechou a compra da Pronto Express Logística, pelo valor de R$ 288,6 milhões. O montanto total pela aquisição ainda tem uma variável de R$ 16,65 milhões a partir de 2024, em caso de metas estabelecidas.
Fundada em 2001, a Pronto Express Logística é uma empresa que atua no modelo asset-light, ou seja, com poucos ativos. A companhia opera em armazéns alfandegados, logística dedicada, cross docking e gestão integrada de distribuição, o que chamou atenção da JSL.
A TPC, como é chamada, está inserida principalmente nos segmentos de cosméticos, moda, varejo, eletroeletrônicos, telecomunicações, farmacêutico, equipamentos hospitalares, bens de consumo, além de óleo & gás e petroquímico.
A companhia está presente em 24 estados do Brasil, empregando 5 mil pessoas. Alguns dos grandes clientes da TPC são:
- Natura (NTCO3);
- Alpargatas (ALPA4);
- Braskem (BRKM5);
- Puma;
- Prefeitura de São Paulo.
No ano passado, a companhia teve uma receita líquida de R$ 415 milhões, um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 57,5 mihões e um lucro líquido de R$ 15,4 milhões, o que perfaz uma margem líquida de 13,8%. A alavancagem financeira, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, é de 1,9 vez.
Aquisição traz sinergias para a operação da JSL
A JSL, em seu comunicado ao mercado, reitera que a aquisição demonstra a disciplina de excecução da estratégia de crescimento inorgânico, “que busca o retorno sobre investimento adquado, valoriza o relacionamento de longo prazo com clientes e a qualidade dos serviços prestados”.
A combinação dos negócios com a TPC adiciona escala e traz sinergias ao negócio de armazem e logística interna, disse a JSL. A Fadel, adquirida no ano passado, e a TPC serão responsáveis, de forma conjunta, por 56 mil entregas por dia em distribuição urbana.
Com a aquisição, a empresa “incrementa a sua participação como operador logístico no last mile, aumenta a presença na região Nordeste, estratégica para a densidade do transporte rodoviário e adiciona novos clientes, segmentos, modelo de gestão e tecnologia full commerce ao portfólio de serviços”.
Com a compra da TPC, a JSL salienta que estende ainda mais sua liderança no setor logístico na América do Sul, com o mais amplo portfólio de serviços da região. A transação ainda passará pela aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).