Josué Gomes é cotado para liderar ministério de Lula, diz jornal
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, cresceu na bolsa de apostas para liderar o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi apurada pela Folha de S. Paulo.
Segundo o jornal, interlocutores de Lula já procuraram o presidente da Fiesp por duas vezes. Nos próximos dias, deve acontecer um diálogo entre os dois.
Josué Gomes é filho de José Alencar, que atuou como vice-presidente de Lula nos dois primeiros mandatos do petista.
Em julho do ano passado, Josué foi eleito presidente da Fiesp. Ele passou a atuar na função em janeiro deste ano.
Possível futuro ministro de Lula corre risco de destituição na Fiesp
Apesar do cargo atual, nos últimos meses, Josué Gomes tem lidado com uma crise dentro da Fiesp. Os sindicatos de oposição à gestão dele divulgaram, neste domingo (11), uma convocação de uma assembleia extraordinária para dialogar sobre a conduta do empresário.
Com a assembleia, marcada para o dia 21 de dezembro, o possível futuro ministro de Lula poderá ser destituído da presidência da Federação.
Se a destituição da função for confirmada, o estatuto da Federação prevê que o primeiro vice-presidente ocuparia o cargo. Hoje, o posto está sendo ocupado por Rafael Cervone, que lidera o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
A liderança da oposição a Josué Gomes é atribuída a Paulo Skaf, o ex-presidente da Fiesp entre os anos de 2004 e 2021. Vale lembrar que o Josué foi eleito comandante da Federação em chapa única apoiada pelo antecessor.
De acordo com aliados de Josué Gomes ouvidos pela Folha, essa poderia ser uma saída honrosa de Josué, em meio à crise enfrentada dentro da Fiesp. Diante do cenário atual, o empresário estaria inclinado a aceitar o convite para liderar o ministério de Lula.