Ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro aceitou o convite para se tornar o novo ministro da Defesa. Segundo apurado pelo Valor Econômico, o anúncio oficial deve ocorrer até o fim da semana que vem.
De acordo com o site do jornal, José Múcio viajou a Recife para finalizar seus negócios privados e aceitou assumir o Ministério da Defesa.
Assim que for oficialmente anunciado, José Múcio pretende começar os diálogos com os representantes das Forças Armadas.
A tendência é de que o anúncio do ex-presidente do TCU como ministro da Defesa seja realizado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
O Valor informa que José Múcio vem sendo procurado por alguns militares, mas vem dizendo que esperará o anúncio do petista para começar as reuniões.
Entre 2007 e 2009, José Múcio foi ministro das Relações Institucionais no então governo Lula. Em outubro de 2019, ele passou a ocupar o cargo de ministro no TCU. Em janeiro de 2021, se aposentou.
Por cinco vezes, ele foi eleito deputado federal por Pernambuco. Ocupou esse cargo entre 1991 e 2007.
Mourão: nomeação de José Múcio é “bem-vista” por militares
Nesta terça-feira (29), o vice-presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão, declarou que a possível nomeação de José Múcio como novo ministro da Defesa “seria muito bem-vista pelas Forças Armadas”.
O vice-presidente de Jair Bolsonaro ainda disse ter “muito apreço e respeito” pelo ex-ministro do TCU. Mourão ainda citou Múcio como alguém “muito educado e jeitoso”, em entrevista ao Metrópoles.
Bolsonaro já elogiou eventual novo ministro
Em evento oficial do governo, realizado em 2020, o presidente Jair Bolsonaro chegou a elogiar José Múcio. Na data, o ex-presidente do TCU se despedia do cargo.
Bolsonaro disse na ocasião que ambos eram colegas desde o ano de 1991. “Zé Múcio, me permite, sou apaixonado por você. Gosto muito de Vossa Excelência, dos momentos bons, épicos na Câmara e também os maus momentos”.
Segundo apurado pelo Correio Braziliense, o alto comando das três Forças Armadas recebe positivamente a informação de que Lula pretende nomear José Múcio para o Ministério da Defesa.
Ainda foi elogiada a decisão do petista de adotar o critério de grande experiência para os cargos de comandante do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
O jornal informa que a reação positiva da caserna, diante da possibilidade de posse de José Múcio, indica estabilidade na relação entre militares e o novo governo.