A incorporadora JHSF (JHSF3) teve lucro líquido de R$ 176 milhões no terceiro trimestre de 2020, alta de 87,4% ante o mesmo período de 2019. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) foi de R$ 216,3 milhões, alta de 39,5% na comparação anual. Já a receita líquida somou R$ 355,8 milhões, avanço de 92,9%.
De acordo com o release de resultados da empresa, o terceiro trimestre foi marcado pela volta das atividades dos segmentos de renda recorrente e hospitalidade e gastronomia, com a reabertura dos shoppings, hotéis e restaurantes. Ao final do trimestre, todos os shoppings da empresa estavam reabertos, operando com horário e capacidade reduzidos. As atividades de lazer e entretenimento continuaram suspensas.
O resultado financeiro da empresa ficou negativo em R$ 22,3 milhões, um pouco menor do resultado negativo de R$ 24,6 milhões um ano antes.
A JHSF encerrou o trimestre com caixa líquido de R$ 186,1 milhões. No final de setembro de 2019, a empresa tinha uma dívida líquida de R$ 705,4 milhões. A diferença se explica pela emissão de R$ 300 milhões em debêntures feita em abril, seguida por um aumento de capital em julho, que incrementou o caixa em R$ 379,4 milhões.
JHSF avançou no segmento de incorporação
O negócio que se comportou de forma mais positiva foi o segmento de incorporação. Nesta área, a empresa obteve receita líquida de R$ 289,8 milhões, alta de 219,8%. O Ebitda da atividade cresceu 405,5%, para R$ 219,7 milhões.
Segundo a empresa, a área de incorporação manteve sua atividade comercial intensa, e foi ajudada pelo crescimento de vendas no empreendimento Fazenda Boa Vista.
Renda recorrente
O setor de renda recorrente mostrou uma retração de 26,6% na receita líquida para R$ 34,9 milhões, enquanto o Ebitda caiu 85,3% e somou R$ 13,7 milhões. De acordo com o release de resultados, houve a retomada gradual das operações, com restrições de horário e capacidade, o que explica a queda das receitas. “Contudo, ao longo dos meses do 3T20 foi possível observar recuperação no nível de vendas e fluxo nos Shoppings”, acrescentou.
Hospitalidade e gastronomia
Na área de hospitalidade e gastronomia, a receita líquida recuou 46,4% para R$ 24,8 milhões, enquanto o Ebitda caiu 191,9% e ficou negativo em R$ 7,3 milhões. Segundo a JHSF, ocorreu uma retomada gradual dos restaurantes, com restrições de horário e capacidade. O segmento de hospitalidade contou com a retomada do Hotel Fasano Fazenda Boa Vista a partir de junho, e mais 3 operações (Rio de Janeiro, São Paulo e Angra dos Reis) durante o trimestre.
Aeroportos
Já no segmento de aeroporto, a receita líquida cresceu 59,6% para R$ 6,3 milhões, enquanto o Ebitda cresceu 21,1% para R$ 1,5 milhão. A empresa explicou que o aeroporto executivo observou uma melhora no ritmo de pousos e decolagens.
JHSF reforçou estratégia digital
Para compensar a limitação de circulação de consumidores, a JHSF intensificou sua estratégia digital entre agosto e setembro. O e-commerce CJ Fashion ampliou suas vendas em 145,9% no terceiro trimestre ante o mesmo intervalo de 2019. O serviço CJ Concierge, que entrega produtos aos clientes, ampliou as vendas em 77,1% ante o trimestre anterior. Ao mesmo tempo, os pedidos do Delivery Fasano cresceram 1104,3% se comparado ao início deste ano.
Em outubro, a JHSF lançou o aplicativo Fasano, que permite fazer reserva nos hotéis e restaurantes da marca Fasano.