A JBS (JBSS3) enfrenta problemas com um surto do novo coronavírus (covid-19) em algumas de suas plantas no Brasil e nos Estados Unidos.
A companhia do setor alimentício notificou, até o momento, o óbito sete funcionários em uma fábrica no estado norte-americano do Colorado. Enquanto, foram registrados 280 casos confirmados da doença na unidade.
Ao mesmo tempo, no estado do Rio Grande do Sul, a JBS foi obrigada a fechar uma fábrica por decisão do Tribunal da Justiça do Trabalho pelo prazo de duas semanas. Os frigoríficos BRF, Minuano, Aurora e Agrodanieli estabeleceram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), como o objetivo de preservar a saúde e segurança dos colaboradores de suas unidades.
Para o ano de 2020, a indústria de alimentos projetava um potencial de crescimento para o setor. Apesar disso, o preço da carne nos Estados Unidos foi afetado pela crise da pandemia do novo coronavírus, devido ao seu do impacto nos frigoríficos.
Nesse sentido, a unidade da JBS baseada na cidade de Greeley, no estado do Colorado, foi fechada pelo período de nove dias em abril. A paralisação serviu para a realização de uma limpeza no local e a instalação de proteções para os funcionários.
A unidade recebeu, no dia 24 de abril, a autorização para retomar as operações. Entretanto, após a abertura, a fábrica registrou um novo surto da covid-19 e os casos dobraram em questão de dias. Entre os dias 26 e 29 de abril, as ocorrências foram de 120 para o patamar de 245. A unidade de Greeley apresenta cerca de 6 mil funcionários.
JBS fecha unidades por conta do coronavírus
O surto na planta de Greeley não foi o único caso reportado em fábricas da JBS. A companhia comunicou na último dia 26 de abril o fechamento temporário de uma unidade localizada em Green Bay, também dos Estados Unidos.
Saiba mais: JBS (JBSS3) fecha unidade em Green Bay, nos EUA, por conta do coronavírus
Além disso, a JBS paralisou as operações de uma fábrica em Grand Island, no estado de Nebraska. Na unidade, foram reportado 200 funcionários da companhia infectados com o novo coronavírus.