Em comunicado, o CEO da JBS (JBSS3) nos Estados Unidos, André Nogueira, afirmou que a companhia está começando a retomar suas operações que haviam sido paralisadas em parte da América do Norte e na Austrália devido a um ataque hacker que ocorreu no fim de semana.
“Nossos sistemas estão voltando a ficar online e não estamos poupando recursos para combater esta ameaça”, afirmou Nogueira, que afirmou que a empresa tem planos voltados a casos como este, e que estão sendo executados com “sucesso”.
A fábrica de carne bovina da companhia em Greeley, Colorado, a JBS Beef em Cactus, no Texas, bem como as fábricas em Nebraska e Wisconsin retomaram parte das operações nesta quarta-feira, segundo um comunicado publicado nas redes sociais.
Já no Canadá, a fábrica de Alberta também voltou a operar, enquanto a fábrica de Longford, na Tasmânia, tem previsão para voltar a operar na sexta-feira (4).
Ataque à JBS vai virar tópico em conversa entre Biden e Putin
Além disso a Casa Branca comunicou nesta quarta-feira que o ataque cibernético à JBS será um dos assuntos que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discutirá com o mandatário da Rússia, Vladimir Putin, em um encontro presencial neste mês.
“O presidente Biden certamente pensa que o presidente Putin e o governo russo têm um papel a desempenhar para prevenir esses ataques”, declarou a porta-voz Jen Psaki durante uma coletiva de imprensa. O incidente envolvendo a JBS é um “lembrete” de que as empresas privadas precisam aumentar a segurança cibernética. “Não estamos retirando nada da mesa em termos de como podemos responder a isso”, acrescentou.
A vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, informou ontem que a empresa está recebendo assistência do governo americano. Em conversa com repórteres, a porta-voz explicou que a companhia foi alvo de uma ofensiva ransomware, em que os criminosos bloqueiam acesso ao sistema infectado e cobram uma espécie de resgate para a liberação.
Biden e Putin se reunirão presencialmente em 16 de junho. O encontro ocorrerá em Genebra, na Suíça.
Cotação da JBSS3
A ação da JBS (JBSS3) encerrou o pregão de hoje em queda de 1,52%, valendo R$ 30,37.