A JBS (JBSS3) fechou uma parceria com o Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para desenvolver estudos para reduzir emissão de gases do efeito estufa na cadeia bovina. O acordo foi firmado nesta quinta-feira (15).
O projeto da JBS e do instituto busca aditivos alimentares que melhorem a eficiência do uso de nutrientes na dieta dos animais, diminuindo a emissão de metano e contribuindo para ampliar a sustentabilidade da carne e leite.
“A colaboração da JBS com pesquisas para reduzir as emissões no campo faz parte do compromisso Net Zero 2040 assumido pela companhia, para zerar o balanço líquido de suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2040, reduzindo a intensidade das suas emissões diretas e em toda a cadeia de valor e compensando toda a emissão residual”, disse, em nota, o presidente da Friboi, Renato Costa.
Pesquisadores do novo Laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia, inaugurado nesta sexta-feira (16), vão acompanhar por cerca de seis meses os animais do confinamento da JBS em Guaiçara (SP).
Um dos primeiros aditivos a serem testados são taninos, moléculas complexas oriundas de plantas. Eles tornam o processo de fermentação da dieta nos animais mais eficiente, reduzindo as emissões de metano, explicou a empresa.
Veja também:
JBS antecipa meta de desmatamento ilegal zero para 2025
Vale lembrar também, que recentemente a companhia antecipou de 2030 para 2025 sua meta de desmatamento ilegal zero para sua cadeia de fornecimento, incluindo os fornecedores de seus fornecedores no Cerrado, no Pantanal, na Mata Atlântica e na Caatinga.
Ao final de junho, a empresa explicou que a antecipação da meta aconteceu pelo avanço rápido da Plataforma Pecuária Transparente. “Com o uso de tecnologia blockchain, a JBS vai avançar na rastreabilidade da cadeia até 2025, identificando elos anteriores e aplicando critérios de sustentabilidade para análise dos fornecedores de seus fornecedores em todos os biomas em que opera”, salienta a empresa.
Cotação da JBSS3
Por volta das 15h20 dessa sexta-feira, a ação da JBS (JBSS3) operava em queda de 0,52%, valendo R$ 28,79.
Com informações do Estadão Conteúdo.