A JBS (JBSS3) foi condenada pelo Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) a pagar uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão após ser acusada de irregularidades relativas à jornada e ao ambiente de trabalho na planta da empresa em de Diamantino, a cerca de 180 quilômetros de Cuiabá.
Conforme informou o MPT em nota nesta terça-feira (4), entre as irregularidades, a JBS é acusada de descumprir a jornada de trabalho prevista em lei, a insuficiência de medidas de ergonomia e de segurança no uso de máquinas e equipamentos, a exposição dos trabalhadores a ruído excessivo e falhas no gerenciamento de riscos e na confecção e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
“A quantia será destinada a instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos escolhidas pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas, em especial às que desenvolvam políticas voltadas à defesa do meio ambiente laboral e à assistência social à criança e ao adolescente”.
JBS começa a exportar para Camboja e República Dominicana
A JBS começou a exportar carne suína e de frango para o Camboja e a República Dominicana, através da Seara, segundo informou a gigante das carnes.
“Para o Camboja, a companhia realizou o primeiro embarque de carne suína in natura destinado às cidades de Sihanoukville e Phnom Penh. O país asiático se torna um importante cliente e a JBS pretende manter negócios regulares e estuda parcerias com o varejo para o envio de mix de produtos“, relatou a empresa em nota.
Já em relação à República Dominicana, a companhia afirmou ter habilitado neste mês cerca de 14 plantas produtivas de proteína de frango em sete Estados e no Distrito Federal e já realizou as primeiras exportações.
“O país é considerado turístico e com grande potencial de aumento de consumo no futuro pós-pandemia“, completou a empresa.
Com a abertura de mais estes mercados, a JBS passa a exportar para mais de 150 países.
Cotação da JBSS3
Por volta das 15h56 de hoje, a ação da JBS (JBSS3) operava em alta de 2,45%, valendo R$ 30,47.