A JBS (JBSS3) anunciou nesta quarta-feira (8) o lançamento das obras de construção de uma nova unidade para produção de biodiesel em Mafra (SC), com investimentos de 180 milhões por meio da subsidiária Seara.
A nova fábrica está prevista para inaugurar em em junho do ano seguinte, segundo a JBS. A planta está instalada em uma área de 76 mil metros quadrados com capacidade de produção de aproximadamente 1 milhão de litros de biodiesel por dia.
A companhia do setor de proteínas informou que espera elevar sua capacidade produtiva atual de biodiesel de 310 milhões para 670 milhões de litros por ano, afirmou o o presidente da JBS Novos Negócios, Nelson Dalcanale, em nota. A operação da fábrica deverá exigir 500 novos postos de trabalho de forma direta ou indireta.
O braço de novos negócios da empresa, responsável pela JBS Biodiesel, já opera duas unidades para a produção de biocombustíveis: as planta localizadas em Lins (SP) e Campo Verde (MT).
JBS destaca localização e logística favoráveis
A maior parte da matéria prima utilizada é relacionada a gorduras animais provenientes de indústrias da JBS de processamento de carne. A empresa é uma das maiores no segmento e Santa Catarina, onde estará localizada a nova fábrica, é um grande estado produtor de aves e suínos.
Saiba mais: China suspende licenças de plantas da JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3)
A companhia ainda ressaltou que a localização da nova unidade apresenta logísticas favoráveis ao setor de biocombustíveis. Nesse sentido, a empresa citou o bom acesso ferroviário e rodoviários, assim como a proximidade à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), onde há mistura e distribuição de diesel.
Os investimentos través da subsidiária Seara na unidade havia sido anunciado pela JBS no final de julho de 2019.