JBS (JBSS3) é uma das cinco melhores ações para junho, diz BB-BI
Em atualização das sua carteira recomendada, analistas do BB-BI consideraram a JBS (JBSS3) uma das melhores ações para junho.
A analista Georgia Jorge listou junto com as ações da JBS seu top 5 para junho, que consiste em:
- Allos (ALOS3)
- Copel (CPLE6)
- JBS (JBSS3)
- Pão de Açúcar (PCAR3)
- Vamos (VAMO3)
A carteira teve uma rotação completa em relação ao mês anterior, já que saíram os papéis Eneva (ENEV3), Iguatemi (IGTI11), Petz (PETZ3), Localiza (RENT3) e TIM (TIMS3).
A metodologia dessa carteira consiste em listar cinco ativos que façam parte da composição vigente da carteira teórica do índice Ibovespa, selecionados por meio de métodos quantitativos com base em análise técnica de mercado a partir da construção de algoritmos alimentados por múltiplas informações de gráficos diários.
Segundo o BB-BI, isso leva em consideração, dentre outros parâmetros, osciladores, a exemplo do Indicador de Força Relativa (IFR), com estratégias exclusivas para posicionamento comprado, cuja relação risco-retorno, auferida pela aplicação de backtesting em janelas que compreendem o período de 24 a 72 meses, seja satisfatória para o período-alvo da recomendação.
“A carteira, de periodicidade mensal, tem por objetivo superar o índice Ibovespa e é voltada para investidores que buscam exposição às oscilações de curto prazo do mercado”, explica o BB-BI.
Fitch reafirma rating da JBS em ‘BBB-‘, com perspectiva estável
A Fitch Ratings reiterou os ratings de longo prazo em moeda estrangeira e moeda local da JBSS3 em ‘BBB-‘, enquanto o rating da escala nacional ficou em ‘AAA(bra)’.
A agência também reafirmou a classificação de longo prazo da JBS USA Lux S.A. (JBS USA) e as notas seniores sem garantia em ‘BBB-‘, emitidas com os co-emissores JBS Luxembourg Company S.A. e JBS USA Food Company. As notas seniores sem garantia da JBS USA são garantidas pela JBS S.A. JBS USA Finance Inc. A perspectiva do rating foi classificada como estável.
Em nota, a agência ressaltou que as classificações refletem “o forte perfil empresarial, a amortização favorável da dívida, o fluxo de caixa livre positivo esperado e a desalavancagem gradual nos próximos dois anos após atingir um pico em 2023″, disse em nota.
Para o sólido perfil empresarial da empresa, a Fitch destacou o tamanho da empresa, sua variedade de proteínas e a diversificação geográfica, sendo uma das empresas mais diversificadas geograficamente no setor de proteínas avaliada pela agência, com presença expressiva na América do Norte, América do Sul, Austrália e Europa.
Sobre a exposição da empresa fora dos EUA, a Fitch disse que a diversificação geográfica de vendas e produção “ajuda a mitigar o impacto das flutuações cíclicas do mercado de gado, restrições de importação, questões de saúde, questões sociais e riscos ambientais, incluindo aqueles decorrentes das complexidades de monitoramento da cadeia de suprimentos”.
Em 2023, as exportações representaram aproximadamente 25% das vendas líquidas globais da companhia, com a China recebendo 25% desses embarques. A JBS Brasil contribuiu com cerca de 13% do Ebitda do grupo em 2023.
Já nos Estados Unidos, a Fitch avalia como forte a ligação entre a divisão norte-americana da JBS e sua empresa controladora, “com altos incentivos legais, operacionais e estratégicos alinhados com os Critérios de Classificação de Vínculo entre Controladora e Subsidiária da Fitch”.