Milei toma posse na Argentina, diz que “não há dinheiro” e que ajustes serão no Estado e não no setor privado
O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse hoje (10) após vencer as eleições do país latino-americano.
Durante o evento de posse de Javier Milei, vários governantes de diferentes países estiveram presentes. Na escadaria do Congresso argentino, o novo presidente realizou seu 1º primeiro discurso no governo e teceu críticas ao governo anterior.
Além disso, destacou os principais desafios que vivem a Argentina nesse momento, como o avanço da inflação.
Milei afirma que “hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje, terminamos uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho de reconstrução do nosso país”.
Ele diz que nenhum outro presidente da Argentina chegou a iniciar seu mandato com uma situação tão ruim quanto agora. Para resolver os problemas financeiros da Argentina, Milei propõe que sejam feitos ajustes fiscais sobre o Estado, mas não no setor privado.
Sobre o avanço da inflação na Argentina, que chega a 142,7% ao ano, Milei diz que vai “lutar com unhas e dentes” para erradicá-la, mas também diz que “não há dinheiro”.
“Temos que emitir dinheiro. Continuaremos pagando os custos do caos monetário do governo anterior. Tendo emitido por 20 pontos do PIB, como foi no governo anterior. Não é grátis, vamos pagar por isso com a inflação. Por sua vez, a taxa de câmbio”, diz Milei.
Detalhes sobre a posse de Milei
A cerimônia de posse de Milei se iniciou às 11h (horário de Brasília) deste domingo (10). O evento aconteceu no Congresso Nacional, na capital Buenos Aires.
Javier Milei recebeu a faixa do agora ex-presidente, Alberto Fernández, fez o juramento e realizou seu discurso de posse.
No evento estavam diversos convidados, como Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, e o rei da Espanha, Felipe VI. Entre os representantes brasileiros na posse de Milei estava o ministro das Relações Exteriores do governo Lula, Mauro Vieira, assim como Tarcísio de Freitas e o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Javier Milei venceu as eleições na Argentina no dia 19 de novembro de 2023, quando seu número de votos superou o de seu oponente, Sergio Massa.