O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse em rede social que seu teste para o coronavírus (Covid-19) deu negativo. Mais cedo, a TV americana Fox News havia afirmado que Bolsonaro havia testado positivo para a doença, creditando a informação ao filho do presidente, Eduardo Bolsonaro.
“HFA/SABIN atestam a negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro”, escreveu o presidente em sua conta no Facebook. A mensagem é acompanhada a uma foto do mandatário que faz uma “banana” para a mídia.
A rede “Fox News” é considerada alinhada ao governo do presidente Donald Trump, referência política de Bolsonaro. Apesar das críticas a veículos de imprensa, Trump costuma elogiar o trabalho da “Fox” e prioriza os veículos da emissora em suas entrevistas.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e a primeira-dama Michelle Bolsonaro também se submeteram a testes sobre o coronavírus. Em ambos os casos o resultado foi negativo. Heleno tinha acompanhado Bolsonaro na viagem nos Estados Unidos.
Bolsonaro realizou o exame na última quinta-feira (12), após a notícia de que o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, está infectado pelo coronavírus.
O presidente foi filmado pela TV Globo trajando máscara dentro do Palácio da Alvorada na manhã desta sexta. Na última quinta-feira, Bolsonaro fez a transmissão da sua “live” semanal em redes sociais também usando máscara.
O mandatário voltou recentemente de viagem realizada aos Estados Unidos, junto ao secretário. Nos EUA, Bolsonaro também teve contato direto com o presidente norte-americano.
A Casa Branca, no entanto, informou que Trump não necessita de um exame para atestar se ele estava ou não com o vírus, pois teve contato por pouco tempo com a comitiva brasileira. Perguntado sobre a contaminação do secretário de comunicação brasileiro, o presidente americano ainda afirmou que não estava preocupado com o Covid-19.
Entretanto, depois que a informação sobre o possível contágio do presidente Jair Bolsonaro foi divulgada, a Casa Branca convocou uma reunião de emergência sobre o coronavírus.