Ícone do site Suno Notícias

Jack Ma anuncia seu sucessor como cabeça do Alibaba

Jack Ma, fundador do Alibaba, atual maior varejista da China - Foto: Reprodução/World Economic Forum

Jack Ma, fundador do Alibaba, atual maior varejista da China - Foto: Reprodução/World Economic Forum

O próximo presidente do conselho do conglomerado mais valioso da Ásia, o gigante do comércio eletrônico Alibaba, já foi decidido. Jack Ma, atual detentor do cargo, indicou Daniel Zhang, atual CEO.

Ma informou também que continuará na presidência do conselho por mais exatamente um ano, para garantir uma transição suave a Zhang. Ele também permanecerá como parte do conselho do Alibaba Group até 2020.

“Eu coloquei muito pensamento e preparação neste plano de sucessão por dez anos. […] Essa transição demonstra que o Alibaba avançou para o próximo nível de governança corporativa, de uma empresa que depende de indivíduos para um modelo baseado em sistemas de excelência organizacional e uma cultura de desenvolvimento de talentos”, afirmou Ma em carta aos acionistas.

Zhang está no Alibaba há 11 anos. Em 2015, passou de COO a CEO, assumindo o cargo de Jonathan Lu. Isso ocorreu logo após Jack Ma anunciar aos funcionários da empresa que estava na hora da companhia ser gerida por pessoas nascidas após 1970 — Daniel Zhang nasceu em 1972, três anos após Lu.

O atual presidente do conselho destaca que desde que Zhang assumiu o cargo, o Alibaba vê crescimento sustentável, um período de 13 trimestres seguidos.
Fundado em 1999 pelo próprio Jack Ma, o Alibaba detém desde o AliExpress, gigante do e-commerce chinês, até serviços como banco digital, computação em nuvem e companhias de entretenimento. O grupo também é acionista de grandes empresas de mídia chinesas, como a rede social Weibo e o jornal The South China Morning Post.

“Quando o Alibaba foi fundado em 1999, nosso objetivo era construir uma empresa que pudesse deixar a China e o mundo orgulhosos e que pudesse atravessar três séculos para durar 102 anos. No entanto, todos nós sabíamos que ninguém poderia ficar com a empresa por 102 anos”, afirma a carta assinada por Ma, dizendo também que “nenhuma empresa pode confiar apenas em seus fundadores.”

“De todas as pessoas, eu deveria saber disso. Por causa dos limites físicos da sua capacidade e energia, ninguém pode arcar com as responsabilidades de presidente e CEO para sempre”, acrescenta.

O bilionário deve dedicar seu tempo agora à filantropia e educação, explicitamente inspirando-se em Bill Gates, o maior filantropo do mundo. “Há muitas coisas que posso aprender com Bill Gates. Eu nunca poderei ser tão rico, mas uma coisa que posso fazer melhor é me aposentar mais cedo”, disse.

Ma é o segundo homem mais rico da china e ocupa a vigésima-primeira colocação no ranking mundial, com uma fortuna de US$36,6 bilhões. O grupo Alibaba é avaliado em US$420,9 bilhões.

Finalizando sua carta, o executivo foi poético: “a única coisa que posso prometer a todos é a seguinte: o Alibaba nunca foi sobre Jack Ma, mas Jack Ma sempre pertencerá ao Alibaba”.

Sair da versão mobile