Itaúsa (ITSA4) aprova a incorporação de parcela da IUPAR

A Itaúsa (ITSA4) comunicou nesta quarta-feira (8), via fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que os acionistas da companhia aprovaram a incorporação de parcela cindida do patrimônio líquido da Itaú Unibanco Participações (IUPAR).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

No total, a parcela corresponde a 39.386.461 ações de Classe A de emissão da XP Inc.

A operação não traz alterações no capital social da Itaúsa, porque a parcela já consta como patrimônio líquido da empresa. Ou seja, apenas substitui o investimento pela participação direta da Itaúsa na XP.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Genial recomenda compra da Itaúsa (ITSA4)

No dia da Black Friday, a Genial Investimentos recomenda a compra da Itaúsa que negocia na Bolsa com desconto de 23%. Segundo a casa de análise, a holding, controladora do Itaú (ITUB4), passou por uma série de transformações que são gatilhos nos próximos anos para fechar uma boa parte do desconto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Muitos encaram que com esse desconto de 23% das ações da Itaúsa em relação aos seus ativos, um investimento na empresa seria o mesmo que comprar os dividendos do Itaú a um preço mais baixo. No entanto, nós argumentamos que existem outros motivos estruturais para que esse desconto reduza”, informou o relatório da Genial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Na análise, a empresa aponta dois gatilhos para fechar parte do desconto: a proposta da reforma tributária de extinguir os juros sobre capital próprio (JCP), mitigando a ineficiência fiscal da holding, que hoje é calculada em 6,9%. E também a venda das ações da XP, que apesar de ocorrerem gradualmente devem converter ativos em caixa.

Além disso, a Genial acredita que a companhia vem fazendo uma boa alocação de capital em teses de infraestrutura, podendo se beneficiar dos marcos do saneamento e gás, especificamente com suas participações na NTS, Copa Energia e Agea.

A recomendação da Genial para a Itaúsa tem como preço-alvo R$ 13,89, potencial de valorização (upside) de 38,48%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno