O Itaú Unibanco (ITUB4), em fato relevante ao mercado, anunciou nesta quinta-feira (17) a abertura de um programa de desligamento voluntário (PDV) para todas as empresas controladas exclusivamente pelo Itaú Unibanco Holding S.A. no Brasil.
No comunicado, o banco não informou o número de funcionários que o programa busca alcançar.
Segundo o comunicado, o Itaú diz que o programa envolve um grupo restrito de colaboradores elegíveis, e o objetivo é oferecer – aos interessados em deixar o banco – “a oportunidade de uma transição de carreira segura”.
O programa do Itaú é endereçado aos colaboradores que se enquadram em um ou mais critérios como: ter mais de 60 anos, estar afastados por período superior a 30 dias ou atuar em determinados cargos em áreas que terão sua estrutura “adequada à realidade do mercado”.
“A adesão ao PDV é totalmente voluntária e oferecerá pacotes que incluem o pagamento de salários adicionais e a manutenção de alguns benefícios por período determinado. Os elegíveis poderão aderir ao PDV a partir do final do mês de março de 2022″, informou o banco.
Segundo o Itaú, após o encerramento do período de adesão, os impactos financeiros e o número de funcionários que tiverem aderido ao PDV serão divulgados ao mercado. O Itaú Unibanco esclarece que o PDV não afetará a qualidade e a disponibilidade de seus serviços aos seus clientes.
Despesas gerais e administrativas do Itaú caíram em 2021
De acordo com o balanço recente do Itaú, divulgado na semana passada (10), sobre os resultados de 2021, houve uma queda de 2,6% nas despesas gerais e administrativas do banco segundo comparação anual, de R$ 64,2 bilhões em 2020 para R$ 62,5 bilhões em 2021.
Em comparação o número de funcionários cresceu 3,2%, de 96,5 mil em 2020 para 99,6 mil em 2021, alta de 3,2%. Houve um aumento de 3,4 mil colaboradores no Brasil (+4,1%) para 87,3 mil trabalhadores e uma diminuição de 300 mil funcionários no exterior, (-2,9%) para 12,3 mil.
Por outro lado, o número de agências físicas e postos de atendimento bancários do Itaú caíram 0,7% ano a ano, para 4.112, enquanto o número de agência digitais cresceu 14,4% para 223.
(Com informações de Estadão Conteúdo.)