Itaú (ITUB4) é marca mais valiosa do Brasil, diz Interbrand
Um levantamento da consultoria Interbrand divulgado ontem apontou o Itaú Unibanco (ITUB4) como a marca mais valiosa do Brasil em 2020, repetindo o resultado do ano passado.
Atrás do Itaú veio outro banco, também reprisando o ranking de 2019. O Bradesco (BBDC4) ficou com o segundo lugar na lista de marcas mais valiosas, seguido pela a Skol, pela Brahma, ambas da Ambev (ABEV3), e pela Natura (NTCO3).
Apenas a última marca não fazia parte do top 5 no último ano, quando ocupou a sexta colocação. Ela superou, o Banco do Brasil (BBSA3), que agora ocupa o sexto lugar.
O Magazine Luiza (MGLU3), ou Magalu, foi a marca que mais cresceu em 2020, avançando 62%. Segundo a Interbrand, o crescimento da presença da companhia no imaginário coletivo aconteceu por conta de iniciativas como a da plataforma para microempreendedores, da formação de uma nova empresa de pagamentos e do trainee para negros.
Para a Interbrand, a Natura, que veio em segundo lugar entre os principais avanços, se destacou por se apropriar de causas claras e relevantes, como a da defesa da Amazônia, criando vinculo emocional com seus clientes no longo prazo o que a fez avançar 16%.
O Itaú, em terceiro lugar com crescimento de 11%, ganhou destaque por ter assumido a posição de protagonista ao enfrentar a Covid-19, doando R$ 1 bilhão para a causa.
Três são estreantes no ranking de marcas mais valiosas
No ranking, que traz as 25 marcas mais valiosas, houve três estreantes. XP Inc (Nasdaq: XP), Drogasil (RADL3) e Pagseguro (NYSE: PAGS) apareceram pela primeira vez na lista. CVC Brasil (CVCB3), BTG Pactual (BPAC11) e Antártica, da Ambev (ABEV3), deixaram a lista.
O ranking das marcas mais valiosas do Brasil da Interbrand leva em conta apenas companhias que tornam suas informações financeiras públicas e avalia resultados da marca e a geração de lucro econômico positivo. A consultoria analisa pontos como liderança, engajamento e relevância das participantes.
Apesar da crise da crise do coronavírus, as 25 marcas mais valiosas contempladas pelo ranking em 2020 apresentaram um valor de R$ 135 bilhões, 4% a mais do que na comparação com 2019. Das 25, 18 apresentaram crescimento de valor na comparação anual.