A Itaúsa (ITSA4), controladora do Itaú (ITUB4), comunicou ao mercado que o Banco Central dos Estados Unidos, Federal Reserve (Fed), aprovou a segregação da participação do banco no capital da XP Investimentos. A participação será segregada em uma nova companhia denominada de XPart.
De acordo com o fato relevante divulgado nesta segunda-feira (31), com a manifestação favorável do Fed materializa-se hoje a segregação jurídica e contábil do Itaú e da XPart, fazendo com que os acionistas do banco tenham direito ao recebimento de participação acionária na nova companhia na mesma quantidade e proporção das ações detidas no Itaú.
A XPart é a nova holding resultante da reorganização societária parcial entre Itaú e XP Investimentos. Para isso, o Itaú vai cindir sua participação na XP Investimentos. A cisão de ativos ainda estava condicionada à aprovação do Fed, e após a validação pela instituição os acionistas do banco terão direito à participação acionária na XPart na mesma quantidade e proporção das ações por eles detidas no próprio Itaú.
As ações de emissão do banco, bem como os American Depositary Receipts (ADRs), continuarão a ser negociados com direito ao recebimento dos valores mobiliários de emissão da XPart até a data de corte (data ex-direito) que, uma vez determinada, será prontamente informada ao mercado.
Atualmente, o Itaú possui 41,05% de participação na XP Investimentos e, portanto, terá agora essa participação na nova sociedade. Já a Itaúsa passa a ter direito a uma participação acionária na XPart equivalente à que detém no banco, ou seja, 37,32% e, consequentemente, uma participação no capital total da XP de 15,12%.
“Caso a incorporação da XPart pela XP fosse implementada na presente data, considerando a quantidade atual de ações em circulação do Itaú Unibanco, a relação de troca seria a seguinte: 43,17 ações da XPart por 1 ação Classe A ou Brazilian Depositary Receipts (BDRs) da XP”, informou o documento.
Cotação do Itaú e Itaúsa
Após a notícia, por volta das 12h30, os papéis do Itaú tinham queda de 0,20%, negociados a R$ 29,57. Por sua vez, a Itaúsa apresentava queda de 0,37%, negociada a R$ 10,86. Já o Ibovespa tinha leve alta de 0,02%, a 125.592,09 pontos.