Itaú (ITUB4) e XP voltam a se desentender, agora no LinkedIn
O cabo de guerra entre Itaú (ITUB4) e XP Investimentos continua — agora nas redes sociais. Em publicação na última quarta-feira (24), o fundador da corretora, Guilherme Benchimol, apresentou um extenso cálculo que questiona os sistemas de fidelidade dos bancos tradicionais.
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Segundo Benchimol, por meio de sua conta pessoal no LinkedIn (rede social voltada ao mundo corporativo), as desvantagens escondidas, como altas taxas e pagamentos somente em milhas, fazem com que seja necessário “cortar a relação com o banco”, fazendo alusão ao cartão lançado pela XP Investimentos, onde propagandas mostram usuários literalmente cortando cartões de bancões com tesoura. O Itaú não quis deixar barato.
Em resposta ao fundador e ex-CEO da XP, o diretor executivo do Itaú, Carlos Formigari, afirmou em outra publicação que também é necessário corrigir equívocos de um de “nossos concorrentes”.
“Com o aumento da concorrência, é natural que cada marca queira defender seu produto. Porém, há de se prezar pelas informações corretas para que o consumidor – sem ser induzido a erros – decida quem vai ter sua preferência.”
O executivo rebate as premissas utilizadas nos cálculos de Benchimol, como o uso do dólar para a conversão de pontos ou as amarras para troca das milhagens, salientando as facilidades proporcionadas pelos planos de fidelidade do Itaú, como acesso a áreas VIP nos aeroportos, seguros e desconto na locação de carros.
Em nota à imprensa, a XP diz que “o Brasil é referência mundial na cobrança de altas taxas de juros nos cartões e que grande parte dos benefícios oferecidos pelos bancos acabam não se materializando ou expirando antes do prazo de validade”.
A corretora convida os concorrentes a “acabarem com a taxa de anuidade, reduzirem juros e proporcionarem benefícios que sejam da escolha do cliente. “A XP busca fazer nesse mercado a mesma transformação que fez nos investimentos, ao democratizar o acesso a produtos de qualidade”, diz Benchimol.
Desentendimento entre XP e Itaú em rede nacional
Essa não foi a primeira vez que os gigantes do mercado financeiro se desentenderam. Em junho de 2020, uma campanha de marketing polêmica do Itaú agitou a Faria Lima.
A propaganda foi ao ar em horário nobre na Rede Globo, onde o banco critica o modelo de negócios das corretoras, fazendo alusões com sarcasmo sobre o papel dos agentes autônomos de investimento (AAIs). O vídeo é encerrado dizendo como investimentos no Itaú Personnalité seriam mais seguros.
A reação da XP não demorou a aparecer. No dia seguinte, Benchimol publicou uma carta em “resposta aos ataques do Itaú”. “Estamos há 20 anos lutando contra um sistema financeiro concentrado que nunca inovou e nunca se preocupou com o que realmente importa: o cliente!”
Na época, o Itaú controlava quase metade do capital social da XP. Após o desentendimento, o maior banco da América Latina decidiu fazer uma cisão do investimento na corretora para “destravar valor“.