Itaú (ITUB4) e Vivo (VIVT3) estão entre as empresas que mais perturbam consumidores, diz Procon
O Itaú (ITUB4) e a Vivo (VIVT3) estão entre as empresas mais “pertubadoras” no ranking lançado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP).
Os dados foram divulgados recentemente, elencando as empresas que mais violam o direito de privacidade previsto quando o consumidor está inscrito no cadastro “não me ligue”.
O Banco Itaú, que é o 5º do ranking das empresas mais pertubadoras, soma 2,3 mil ligações feitas aos consumidores que optaram por não receber chamadas de telemarketing e afins.
O ranking feito pelo Procon é divulgado desde 2018, e vale frisar que o banco esteve presente dentre as 10 piores em presas no quesito em todos os anos em que a lista foi feita.
Vivo lidera ranking dos perturbadores
“O Ranking dos Perturbadores foi criado porque para muitas empresas apenas a aplicação de multas não tem servido pra refrear sua prática abusiva. Por essa razão, o Procon-SP pretende expor ao consumidor quais são as marcas e fornecedores que não têm respeito por ele, e continuam assediando e fazendo ofertas contra a sua vontade”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
O diretor, na mesma toada, cita que o ranking deve ser lembrando pelo consumidor “na hora de prestigiar uma marca“.
Em 2021, o ranking é encabeçado pela Vivo (VIVT3):
- Vivo – 3.743 ligações/mensagens
- Dr de Todos – 3.077 ligações/mensagens
- Claro – 2.524 ligações/mensagens
- Banco Pan (BPAN4) – 2.522 ligações/mensagens
- Banco Itaú – 2.308 ligações/mensagens
- Tim – 2.294 ligações/mensagens
- Viva Mais – 2.256 ligações/mensagens
- Santander (SANB11) – 1.838 ligações/mensagens
- Banco BMG (BMGB4) – 1.618 ligações/mensagens
- Safra – 1.167 ligações/mensagens
O cadastro do “não me ligue”, em tese, impede que as empresas consigam ligar para o consumidor – que pode cadastrar até cinco linhas telefônicas no site do Procon.
Atualmente, um volume de 2,9 milhões de linhas telefônicas estão cadastradas no programa. O cadastro prevê manter os números na lista de “não me ligue” por tempo indeterminado, até que o consumidor peça pela retirada.
Apesar de entrar na lista de mais perturbadoras, Itaú foi autuado duas vezes
Além da contagem sobre as ligações e mensagens feitas, o Procon elencou as companhias que foram autuadas mais vezes nesse sentido. Quem encabeça esse ranking, contudo, é a Claro – que já teve seis autuações até então.
Essas autuações são feitas desde 2010, um ano após a criação do cadastro “não me ligue”. Em pouco mais de uma década de existência, o Procon já realizou 346 processos administrativos nesse âmbito, com R$ 250 milhões aplicados em multas.
Abaixo da Claro, no ranking, consta a Brasfilter e, novamente, a Telefônica (Vivo), com cinco processos cada uma, além dos bancos BMG, Bradesco (BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3), Banco Pan e Santander, com quatro processos cada, assim como a Folha de S. Paulo, a Nextel e a Tim. O Itaú soma duas autuações, em conjunto com outras 34 empresas.