Itaú (ITUB4) terá novo programa de recompra de ações; dividendos podem aumentar

O Itaú (ITUB4) anunciou nesta quinta-feira (25) um novo programa de recompra de ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

De acordo com o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa pretende adquirir 75 milhões de ações preferenciais de emissão própria, sem redução do valor do capital social.

No texto, foi detalhado que o processo de aquisição das ações do Itaú tem os seguintes objetivos:

  • Maximizar a alocação de capital por meio da aplicação eficiente dos recursos disponíveis;
  • Prover a entrega de ações aos funcionários e administradores da companhia e de suas controladas no âmbito dos modelos de remuneração e dos planos de incentivos de longo prazo;
  • Prover a entrega de ações aos funcionários no âmbito de projetos institucionais, de incentivo à inovação e eficiência;
  • Utilizar as ações adquiridas caso haja oportunidades de negócios no futuro.

Com a recompra, existe um aumento na rentabilidade dos dividendos do Itaú, já que as ações adquiridas pelo banco são retiradas de circulação do mercado e o pagamento de dividendos é distribuído para uma quantidade menor de ações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

Leia mais

Itaú surpreende com resultados no 2T22; analistas veem ações baratas

Os resultados divulgados no 2T22 pelo Itaú (ITUB4) agradaram os analistas do mercado. Mesmo com as dificuldades como o aumento da taxa Selic e maior inadimplência no país, o lucro do Itaú alcançou a marca de R$ 7,68 bilhões no segundo trimestre. Esse valor mostra um crescimento de 17,4% ao ano, superando a expectativa do mercado, de um crescimento de 3,2% no acumulado de 2022. Por isso, os analistas acreditam que as ações do banco devem valorizar e reforçam que estão baratas.

Não foram apenas os números positivos do Itaú que encantaram os analistas da Genial Investimentos. A qualidade dos resultados também foi surpreendente, “com um forte avanço de receitas, que compensou em grande parte a elevação do custo de crédito”, destaca a Genial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

No geral, o mercado gostou bastante da superação do banco em relação ao aumento da carteira de crédito, maior margem com clientes e receita de seguros/tarifas que foram superaram estimativas. Com a solidez dos seus resultados, a Genial Investimentos acredita que a ação do Itaú (ITUB4) está barata em relação ao seu múltiplo histórico, recomendando assim a compra do ativo.

A XP também viu de forma muito promissora o resultado do Itaú no 2T22, “principalmente devido a uma Margem Financeira (NII) mais forte que a esperada”, ressaltam os analistas da XP. Deste modo, o lucro líquido de R$ 7,6 bilhões veio acima das projeções no trimestre.

Porém, a XP ressaltou que houve um aumento da inadimplência de 2,7%. Mesmo assim, o número não foi considerado ruim para os analistas, uma vez que a média brasileira segue um pouco acima, em 3,0% no Brasil.

Diante disso, a XP reforça sua visão positiva para a ação com a recomendação de compra do Itaú que, até o momento, segue à prova de crises.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno