O Itaú (ITUB4) e o Bradesco (BBDC4) possuem as marcas mais valiosas do Brasil. Segundo o levantamento da consultoria Interbrand, os dois bancos viram o valor das marcas aumentar. Além disso, o Nubank (NUBR33) estreou no ranking, enquanto a Americanas (AMER3) teve a maior queda no valor de marca no período.
Apontado como a marca mais valiosa do Brasil em 2022, o Itaú é avaliado em R$ 44,4 bilhões, crescimento de 9% em um ano. Em seguida vem um concorrente de peso, o Bradesco (BBDC4), avaliado em R$ 28,6 bilhões, alta de 4% em relação a um ano antes.
O ranking, que tem 25 marcas, teve uma estreia neste ano: o Nubank, com a marca avaliada em R$ 3,8 bilhões, à frente da Petrobras, cujo valor é de R$ 3,5 bilhões, e da Magazine Luiza (MGLU3), estimada em R$ 3 bilhões.
“As marcas de maior crescimento do estudo foram as que souberam se adaptar as rápidas alterações comportamentais de seu público nesta era em que a rapidez e certeza da mudança dão forma ao novo normal”, disse em nota o CEO da Interbrand, Beto Almeida.
Do setor financeiro, também figuram no ranking das marcas mais valiosas o Banco do Brasil (BBAS3), na 5ª posição, XP Investimentos, na 12ª posição, Cielo (CIEL3), na 18ª posição, e, PagSeguro (PAGS34), na 22ª.
Queda da Americanas
Além dos nomes do setor financeiro, entre as marcas mais valiosas há uma grande presença de empresas de varejo e consumo no levantamento, e as varejistas foram as responsáveis pelas maiores movimentações.
A marca da Americanas teve a maior queda em valor em relação ao último levantamento, com baixa de 53%, para R$ 844 milhões. A companhia ocupa a 19ª posição no ranking.
Isso porque, no início deste ano, a Americanas revelou ao mercado um rombo contábil de R$ 20 bilhões, o que desencadeou uma crise que levou a empresa à recuperação judicial. O processo envolveu ainda uma disputa judicial com bancos e outros credores.
O maior crescimento, porém, também foi de uma varejista: a marca da Renner (LREN3) viu seu valor aumentar 14% na comparação com o ano passado, para cerca de R$ 2 bilhões, o que a levou à 11ª posição no ranking.
Para compilar o ranking, que existe desde 2001, a Interbrand considera o desempenho financeiro e a percepção e influência das marcas junto aos consumidores, em metodologia desenvolvida em conjunto com a London School of Economics. Há também uma análise de força de marca.
Neste ano, foram entrevistadas mais de 1.100 pessoas com mais de 15 anos de idade, pertencentes às classes A, B e C. A seguir, confira o ranking das 10 marcas mais valiosas do Brasil:
Posição | Marca | Valor (R$) |
1º | Itaú | 44,385 bilhões |
2 | Bradesco | 28,620 bilhões |
3º | Skol | 18,865 bilhões |
4º | Brahma | 13,325 bilhões |
5º | Banco do Brasil | 10,336 bilhões |
6º | Natura | 9,730 bilhões |
7º | Nubank | 3,837 bilhões |
8º | Petrobras | 3,509 bilhões |
9º | Magazine Luiza | 3,003 bilhões |
10º | Vivo | 3 bilhões |
Com informações do Estadão Conteúdo
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