O Itaú Unibanco (ITUB4) vai permitir que os clientes pessoas físicas e jurídicas parcelem o Pix em até 72 vezes, graças a uma modalidade de crédito pessoal para aqueles que tenham perfis pré-aprovados. Segundo informações divulgadas nesta quarta (22), o banco contará com um valor mínimo para essas transações e o pagamento cairá à vista para o recebedor.
O Pix parcelado do Itaú terá como valor mínimo transações de R$ 80. Segundo o banco, as taxas cobradas no Pix parcelado dependerão do número de parcelas, mas serão “competitivas” frente ao mercado.
O parcelamento, que será feito por meio dos aplicativos, deve estar disponível a todos os clientes pessoas físicas do banco até o final de abril.
Na visão do banco, o Pix parcelado será conveniente para os clientes, que poderão negociar descontos com os lojistas, dado que estes receberão à vista, o que lhes traz vantagens.
Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) no final de 2022, setores como o varejo têm estimulado os clientes a pagarem as compras com Pix, para fugir das taxas de antecipação de recebíveis de cartão.
O parcelamento do Pix é uma das apostas dos grandes bancos para gerar negócios com o sistema de pagamentos do Banco Central. Isso porque, ao assumirem o risco das operações, as instituições cobram juros sobre a operação.
Pix dispara em setor inusitado da economia
Uma das formas preferidas de pagamento dos brasileiros nos últimos anos, o Pix seguiu em crescimento durante o quarto trimestre de 2022. Contudo, segundo um mapeamento divulgado pelo Itaú, os pagamentos instantâneos dispararam 2.254% em um setor inusitado da economia: nas loterias e nos sites de aposta.
“O Pix é majoritariamente o principal meio de transação desse setor. A modalidade é incentivada por todas as empresas que prestam esse tipo de serviço, principalmente pela instantaneidade da transação e, muitas vezes, a natureza daquela aposta é online”, detalha Mario Miguel, diretor de Cartões do Itaú Unibanco.
Com Estadão Conteúdo