Itaú (ITUB4) segue como marca mais valiosa do Brasil, à frente da Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4)
O Itaú (ITUB4) segue como a marca com o maior valor do Brasil, segundo ranking da consultoria Kantar.
Os dados do ranking mostram que o valor da marca do Itaú é de US$ 7,4 bilhões. Logo atrás estão Brahma e Skol, com valores de US$ 6,6 bilhões e US$ 5,8 bilhões.
“O ranking mostra o quão resilientes as marcas têm sido após a disrupção e a incerteza dos últimos anos no Brasil. As marcas brasileiras mais fortes abrangem diversas categorias, desde Vestuário e Cerveja até Cuidados Pessoais e Serviços de Viagem, o que ajuda a equilibrar a classificação para garantir que ela seja menos suscetível às oscilações econômicas”, afirma Milton Souza, diretor geral da divisão de insights da Kantar no Brasil.
Veja ranking de marcas mais valiosas em 2024, liderado pelo Itaú
- Itaú Unibanco: US$ 7,4 bilhões
- Brahma: US$ 6,6 bilhões
- Skol: US$ 5,8 bilhões
- Claro: US$ 5,7 bilhões
- Nubank: US$ 4,5 bilhões
- Bradesco: US$ 4,3 bilhões
- Vivo: US$ 3,3 bilhões
- Localiza: US$ 3,0 bilhões
- Petrobras: US$ 2,6 bilhões
- Antarctica: US$ 2,4 bilhões
Segundo os dados da Kantar, o Banco do Brasil (BBAS3) teve o maio crescimento no valor da marca. O banco US$ 1,6 bilhão de valor, uma variação de 55% ante a edição de 2021 e 2022, deixando a mesma na 15ª posição no ranking.
O segundo maior crescimento de 2024 foi da Caixa, que saltou 34%, para US$ 1,2 bilhão. A marca ocupou a 22 posição.
A Amil ficou na 11ª posição, com um crescimento de 23%, a US$ 1,48 bilhão.
Os ‘novatos’ no Top 50 incluem a SulAmérica, com US$ 1,2 bilhão na 19ª posição, a Havaianas com US$ 711 milhões na 35ª posição, além do PagBank, com US$ 359 milhões na 46ª posição.
No crescimento ante 2021 e 2022 por categoria, as Plataformas de tecnologia e serviços para consumidores tiveram o crescimento de 2.170%, sendo a maior de todas. Ela foi seguida por Serviços de turismo (16%), Serviços Financeiros (14%), Fornecedor de Telecomunicações (12%) e Energia (3%).
No lado contrário, apresentaram retrações os segmentos de Vestuário (-39%), Varejo (-38%), Eletrodomésticos (-22%) e Mídia e Entretenimento (-20%).
Segundo a Kantar, as 50 marcas mais valiosas do Brasil – com ranking liderado pelo Itaú – somam um valor de US$ 82,8 bilhões. No acumulado, o índice de crescimento foi de 4% ante a edição anterior.